Páscoa: o que ver na TV e na net

Saiba o que de melhor pode ver na televisão e na plataforma de streaming Netflix no fim de semana prolongado

Sexta-feira: Ben Hur, futebol e Papa Francisco

O momento televisivo do dia é a transmissão em direto na RTP1 do Portugal-Bulgária. A seleção nacional entra em campo às 20.37. O público mais jovem tem, na manhã, o momento ideal para estar à frente do pequeno ecrã. Às 09.30, a SIC estreia Impy na Terra da Magia, seguido da longa-metragem dos Smurfs. Às 14.30, a estação de Carnaxide emite a sequela do filme de animação da Dream Works, Como Treinares o Teu Dragão 2.

Armadas e Perigosas, filme de ação e comédia que junta Sandra Bullock e Melissa McCarthy, estreia-se na SIC às 18.00. E porque há clássicos que, nesta época, são obrigatórios rever (ou dar a conhecer), a RTP Memória transmite Ben Hur às 15.00. A Paixão de Cristo, o polémico filme realizado por Mel Gibson que retrata os últimos dias da vida de Jesus (interpretado por Jim Caviezel), é exibido no FOX Movies às 23.14.

SIC e RTP1 dedicam parte do dia ao percurso do líder da Igreja Católica. O primeiro canal exibe, às 14.10, o documentário Francisco, o Papa Que Quer Mudar o Mundo. Meia hora depois da meia-noite, a estação de Carnaxide emite Francisco de Buenos Aires, biografia sobre Jorge Mario Bergoglio. A TVI transmite em diferido a Via Sacra (celebrações religiosas da sexta-feira Santa, em Roma), às 02.43. Os amantes de terror psicológico podem, às 22.15, ver no TVSéries o primeiro episódio da quarta temporada de Bates Motel, série de ficção sobre Norman Bates, o maior psicopata da história do cinema, celebrizado no clássico Psycho, de Alfred Hitchcock.

Sábado: Desporto, binge watching e rever Os Goonies

Para os amantes do desporto-rei que gostem de passar a noite em claro, a Sport TV1 transmite, a partir das 00.45, os jogos de qualificação para o Mundial 2018, na Rússia, entre as várias seleções sul-americanas. O Brasil defronta o Uruguai (00.45), o Peru- Venezuela é transmitido às 04.35, Chile-Argentina às 06.40 e Equador-Paraguai às 08.40.

Fazer binge watching de séries, assistindo a vários episódios seguidos, é uma alternativa para o sábado de Páscoa. Na Netflix estão já disponíveis as segundas temporadas de Demolidor e de Better Call Saul e ainda novos episódios da série The 100. Cuckoo, a nova trama original da plataforma de streaming protagonizada por Taylor Lautner, Andy Samberg e Greg Davies, é uma das mais recentes novidades. Para apreciadores de documentários, My Beautiful Broken Brain, Cooked e Winter on Fire: Ukraine"s Fight For Freedom são algumas opções.

A Tenda Vermelha (SIC, 17.45), protagonizado por Minnie Driver e Morena Baccarin, é inspirado na figura biblíca de Diná, filha de Jacó e Lia, figuras proeminentes do livro Génesis. Os amantes da nostalgia podem rever, às 16.00, no Cinemundo, o filme de aventura Os Goonies, da autoria de Steven Spielberg. Madagascar 2, que o Hollywood emite às 12.40, é o destaque deste dia no segmento da programação infantil mas, na Fox, às 22.15, a família pode ver Piratas das Caraíbas - O Cofre do Homem Morto, segundo filme da saga protagonizada por Johnny Depp. Às 23.00, o TVSéries transmite o quarto episódio da quarta temporada de House of Cards.

Domingo: Animação e aventura para toda a família

A RTP1 transmite, a partir das 09.15, as tradicionais cerimónias religiosas pascais em direto do Vaticano, bem como a bênção papal. O domingo é o dia mais forte do fim-de-semana prolongado no que toca à programação infantil e a SIC o canal que mais aposta neste segmento. O grande destaque vai para Idade do Gelo - A Grande Caça ao Ovo, às 21.15. O filme de animação, cujos protagonistas são a preguiça Sid, o mamute Manny e o tigre-dente-de-sabre Diego, faz a sua estreia mundial em televisão na estação de Carnaxide.

Rio 2, sequela do filme protagonizado por aves amazónicas, é exibido na SIC às 14.30. Segue-se, às 16.30, O Hobbit: A Desolação de Smaug, prequela da saga O Senhor dos Anéis que conta a aventura de Bilbo Baggins, enquanto este viaja com o feiticeiro Gandalf e treze anões, liderados por Thorin Escudo-de-Carvalho, numa épica demanda para retomar a Montanha Solitária e o reino perdido dos anões de Erebo.

Na RTP1, às 17.45, é exibido O Mordomo, filme de Lee Daniels baseado em factos verídicos, que conta a história de Cecil Gaines (interpretado por Forest Whitaker) um mordomo negro que serviu sete presidentes na Casa Branca durante o período de 1952 e 1986. Às 00.15, o primeiro canal da estação pública transmite Hereafter - Outra Vida, realizado por Clint Eastwood, com Matt Damon e Cécile de France nos principais papéis. Depois da final do rurality show A Quinta - O Desafio, a TVI emite, à uma da manhã, a comédia O Diabo Veste Prada, com Meryl Streep.

Exclusivos