Novo Fox Comedy mata FX. E fica "a casa arrumada"

O canal que substitui no dia 18 o FX será inteiramente dedicado à comédia. Produção nacional vai lá estar

"É difícil os canais generalistas nacionais apostarem em comédia quando sabem que, depois, vão perder [em audiência] para uma novela. O cabo parece-nos o caminho certo." A constatação é de Salvador Martinha, um dos integrantes de Fox Comedy Club - ao lado de Luís Franco Bastos e Diogo Faro -, um dos dois programas de produção portuguesa que vão ocupar a grelha do Fox Comedy. Este novo canal nasce nos quatro operadores de cabo no próximo dia 18 e é um "rebrand do FX" - que morrerá nesse mesmo dia. "O FX já andava a fazer um trabalho de aproximação à comédia. É um final feliz de um percurso", referiu Gonçalo Moura, diretor de programas da Fox International Channels, durante a apresentação do novo canal.

A Fox Comedy Club juntar-se-á também A Criada Malcriada, adaptação ao pequeno ecrã das tiras de animação que alimentam a página de Facebook homónima desde dezembro de 2012. Manuel Moreira é o ator que dará voz às personagens das histórias. "Há muitas pessoas que pensam que sou eu o autor das tiras, mas não sou. Eu apenas lhes dou voz, o que tem sido uma experiência engraçada", contou.

A estes dois únicos projetos nacionais - únicos porque "mais produção portuguesa no canal dependerá da reação dos espectadores" a esses, frisou Gonçalo Moura - juntar-se-ão todos os outros de comédia com o carimbo da Fox. "Queremos arrumar a casa e ajudar os espectadores a arrumar ideias. (...) Vamos juntar num só canal todos os produtos que pertencem ao mesmo género. É um trabalho de simplificação para nós e para o público. E não, não tenho medo da debilidade que isso possa criar nos outros canais Fox por apenas este ter comédia", prosseguiu o responsável, adiantando que da grelha farão parte filmes, animação e séries como Uma Família Muito Moderna (que deixa de ser exibida na Fox Life), The Grinder, 2 Broke Girls e Mike & Molly.

Também a famosa comédia brasileira Porta dos Fundos, que chegou ao nosso país através da Fox, estará "quase de certeza" na grelha do novo canal. "Estamos em conversações", admitiu o diretor de programas, revelando ainda que as séries vão ser emitidas "em maratona". "Vamos colocar no ar dois ou três episódios de seguida, porque esta é a nova forma de se ver televisão", reforçou.

"A Fox Comedy está na mesma situação da comédia que atualmente é feita em Portugal: a fervilhar. Nos Estados Unidos, os programas de humor são os mais vistos e são os pilares dos canais. São os welcome night, os que fazem que as pessoas se sentem no sofá para ver televisão. Esta é também a nossa forma de estar", reforçou Gonçalo Moura, afirmando que com esta mudança - "e o que muda é apenas a forma como nos embrulhamos e apresentamos" - espera, pelo menos, melhorar a performance anteriormente conseguida com o FX".

Mais Notícias

Outros conteúdos GMG