Música que vai à Eurovisão só tem 19 palavras em castelhano

Espanhóis votaram na música, mas o facto de ser praticamente toda em inglês está a dividir opiniões.

Se há país que preza a sua língua é Espanha. As produções internacionais são todas dobradas (em vez de legendadas) e até houve tempos em que os nomes das bandas eram traduzidos. Mas este ano a canção que vai representar o país na Eurovisão é praticamente toda cantada em inglês, à exceção de 19 palavras, interpretadas em castelhano pelo coro e por sugestão da televisão espanhola.

"Say Yay!", cantado pela praticamente desconhecida Barei, de 32 anos, foi o tema eleito na noite de segunda-feira para representar Espanha na Eurovisão, em maio, em Estocolmo, Suécia. A música foi escolhida após votos de um júri internacional, de um júri local e dos telespetadores, mas o facto de pela primeira vez em 55 anos, não ser totalmente cantada em castelhano está a ser bastante destacado na imprensa.

O jornal ABC, que refere que Barei partia como a favorita, faz um inquérito entre os seus leitores da edição online e a maioria está contra o facto de a música ser integralmente em inglês. Às 11h30 de hoje, 60,4% dos leitores desta publicação considera que Espanha deve cantar sempre em castelhano, enquanto 34% defende que cantar em inglês "é uma decisão acertada se realmente se quer ganhar o festival".

As 19 palavras em castelhano que são cantadas pelo coro foram uma sugestão da TVE. O jornal El País contou a 16 de janeiro que a estação de televisão pediu a três intérpretes que incluíssem passagens em castelhano nas suas músicas, integralmente cantadas em inglês. "Say Yay!", de Barei, era uma dessa músicas. No entanto, na gala "Objetivo Eurovisión", o tema foi cantado exclusivamente em inglês, diz o ABC.

"Nunca pensei ter os votos do público cantando em inglês", comentou a jovem à imprensa no final da emissão, segundo o jornal El Mundo. A cantora terá ainda afirmado que considera o castelhano uma língua mais rica que o inglês, mas que não se adequa a certos estilos musicais.

Espanha está a apostar forte na edição deste ano da Eurovisão, depois de uma fraca classificação no ano passado, com o tema Amanecer", interpretado por Edurne, e de terem passado 47 anos desde a vitória.

Este ano, Portugal não marcará presença no evento.

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG