Salvador Sobral vence Festival da Canção e vai representar Portugal

O cantor vai representar Portugal no Festival da Eurovisão da Canção, em maio, na Ucrânia

A canção "Amar pelos dois", interpretada por Salvador Sobral e composta por Luísa Sobral, venceu este domingo o Festival da Canção e vai representar Portugal no Festival da Eurovisão da Canção, em maio, na Ucrânia.

Oito canções disputaram no domingo à noite a final do Festival da Canção, num espetáculo que decorreu no Coliseu de Lisboa e foi transmitido pela RTP, a televisão pública portuguesa, que comemora 60 anos.

A canção vencedora reuniu o maior número de pontos do júri regional e foi a segunda mais votada pelo público, que escolheu "Nova Glória" (dos Viva la Diva) para o primeiro lugar.

Entre as finalistas estavam também "Gente Bestial" (Jorge Benvinda), "Don' t walk away" (Pedro Gonçalves), "Eu nunca me fui embora" (Lena d'Água), "Poema a dois" (Fernando Daniel), "Primavera" (Celina da Piedade) e "O que eu vi nos meus sonhos" (Deolinda Kinzimba).

A 51.ª edição do Festival da Canção foi apresentada pela RTP como uma "janela renovada" para compositores e intérpretes portugueses, com as canções candidatas a serem transmitidas em direto em duas noites de eliminatórias, perante um júri presidido por Júlio Isidro.

A RTP convidou músicos como Rita Redshoes, Luísa Sobral, Samuel Úria, Pedro Silva Martins, dos Deolinda, ou Nuno Gonçalves, dos The Gift, que compuseram para outras vozes.

Ler mais

Exclusivos