RTP não vai transmitir o Festival Eurovisão da Canção

A estação pública quer redefinir o Festival da Canção e a forma de escolha da música que representa o país na Eurovisão

Portugal não vai participar no Festival Eurovisão da Canção, que se realiza em Estocolmo, na Suécia, e a televisão pública nacional também não vai transmitir, "em nenhuma das suas plataformas", o maior certame musical europeu, diz ao nosso site Daniel Deusdado, diretor de programas da RTP. Assim, este ano, quem quiser assistir ao concurso, que acontece entre nos dias 10,12 e 14 de maio, terá assim de o fazer através do site oficial do mesmo.

A decisão de não levar um artista que represente Portugal ao evento de música foi comunicada em outubro do ano passado. "Depois duma longa e ponderada avaliação da nossa participação neste evento e ao mesmo tempo a necessidade de substituir e criar novos conteúdos, decidiu a direção de programas da RTP não considerar este ano o ESC [Eurovision Song Contest] na sua grelha de programação. Depois de algumas dezenas de anos a participar neste grande evento, vamos fazer uma pausa mas fica a promessa de um regresso na edição de 2017", explicou a RTP, em comunicado oficial.

Daniel Deusdado refere ainda nossa publicação que a RTP está também empenhada em "redefinir o Festival da Canção [cujo vencedor é levado à Eurovisão] e a forma de escolha da música que representa Portugal" no certame. "Queremos alargar esse conceito. Em princípio, voltamos em 2017", refere.

Esta é a quinta vez que o nosso país fica de fora do concurso, sendo que também não participou nas edições de 1970, 2000, 2002 e 2013.

Exclusivos