Presidente da República é o primeiro visitante do NewsMuseum

Museu das notícias é inaugurado nos primeiros minutos do dia 25 de abril e conta com a presença de Marcelo Rebelo de Sousa

Já falta muito pouco para o NewsMuseum, o novo espaço museológico dedicado às notícias e à comunicação, no centro histórico de Sintra, nas antigas instalações do Museu do Brinquedo, abrir portas ao público. Num horário pouco comum para inaugurações, 00.01 da noite de amanhã, caberá ao Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, as honras de ser o primeiro visitante do espaço. Ao DN, o diretor do museu, Rodrigo Moita de Deus, explica o porquê da hora tardia. "Queremos assinalar um momento simbólico. Foi alguns minutos depois da meia-noite que se ouviu a segunda senha do Movimento das Forças Armadas na Rádio Renascença [canção Grândola, vila morena, composta e cantada por José Afonso]. Queremos que este espaço seja também uma celebração da liberdade de imprensa e expressão."

Tarde para a maioria das pessoas mas não, certamente, para o atual Chefe do Estado, que dorme apenas entre três horas e meia e cinco por noite. "Não foi necessário utilizar esse argumento para o convencermos. O carácter simbólico da hora e do dia foi suficiente. O nosso Presidente da República dá muita importância ao simbolismo, destacando o seu sentido pedagógico e didático. Conseguimos transmitir uma mensagem muito melhor através do simbolismo", frisa o responsável do NewsMuseum, que ainda lança um desafio em jeito de brincadeira. "Vamos ver se ele dura até às quatro da manhã, a hora em que foi lido o comunicado [pelo jornalista Joaquim Furtado na antena do Rádio Clube Português]."

Além do chefe máximo do Estado, o senhorio das instalações do NewsMuseum e presidente da Câmara Municipal de Sintra, Basílio Horta, também marcará presença na inauguração, assim como alguns dos curadores do museu, como o pivô e jornalista da RTP José Rodrigues dos Santos e Joaquim Furtado.
Amanhã, a partir das às 09.30, todas as pessoas poderão visitar o NewsMuseum. Oito euros é o valor dos bilhetes para os adultos, crianças até aos 6 anos não pagam, dos 6 aos 17 são quatro euros e ainda existem bilhetes para toda a família no valor de 20 euros.

Protocolo com Global Media Group

O grupo detentor do DN (o Global Media Group) é um dos parceiros do NewsMuseum. No início deste mês foi assinado um protocolo pelo presidente do Conselho de Administração, Daniel Proença de Carvalho, e por Luís Paixão Martins, antigo jornalista que criou o museu. O acordo irá permitir aos visitantes ter acesso a peças dos arquivos do DN, do Jornal de Notícias, da TSF, d"O Jogo, entre outras publicações.

"Dada a longevidade das marcas, é natural que a presença destas seja notada naquele espaço - inclui a referência ao fundador do DN Eduardo Coelho, na ala dos Fundadores, histórias icónicas do jornal, como o último duelo em espadachim autorizado que ocorreu em Lisboa num painel de parede na ala dos Duelos, entre muitas outras referências", sublinhou o COO (chief operating officer) do Global Media Group, José Carlos Lourenço.

Além disso, todas as primeiras páginas do DN e do Jornal de Notícias poderão ser adquiridas no balcão de merchandising do museu. Rodrigo Moita de Deus realçou a importância deste acordo até para a própria construção do espaço. "O protocolo previa o nosso acesso aos arquivos e foram precisas muitas horas de pesquisa para a construção dos conteúdos do museu. Não é possível contar a história dos media sem contar, por exemplo, a história do DN."

A partir de amanhã, os mais de 25 módulos temáticos, distribuídos pelos três andares do edifício, pelos quais se estende uma torre metálica com 70 monitores, estarão aos olhos (e ao alcance) do público.

Ler mais

Exclusivos