Luís Marques Mendes muda-se para o domingo

Depois da saída de Marcelo Rebelo de Sousa da TVI, o comentador da SIC sai das noites de sábado.

Luís Marques Mendes passa a comentar a atualidade no Jornal da Noite da SIC aos domingos. O antigo ministro social democrata estava, desde março de 2013, nas noites de sábado da estação de Carnaxide. Com a saída de Marcelo Rebelo de Sousa do Jornal das 8, da TVI, a estação de Queluz de Baixo fica com uma vaga por preencher no comentário dos domingos à noite.

"Não estamos na vertigem de encontrar um substituto para Marcelo, mas haverá surpresas", afiançou Sérgio Figueiredo, diretor de informação da TVI, no início desta semana, à margem do lançamento do livro de Judite Sousa, Segredos.

De acordo com fonte oficial da estação de Queluz de Baixo, o Jornal das 8 deste domingo, 18 de outubro, não terá qualquer espaço de comentário. A entrada de um possível novo comentador só acontecerá na próxima semana.

Ler mais

Exclusivos

Premium

Adriano Moreira

O relatório do Conselho de Segurança

A Carta das Nações Unidas estabelece uma distinção entre a força do poder e o poder da palavra, em que o primeiro tem visibilidade na organização e competências do Conselho de Segurança, que toma decisões obrigatórias, e o segundo na Assembleia Geral que sobretudo vota orientações. Tem acontecido, e ganhou visibilidade no ano findo, que o secretário-geral, como mais alto funcionário da ONU e intervenções nas reuniões de todos os Conselhos, é muitas vezes a única voz que exprime o pensamento da organização sobre as questões mundiais, a chamar as atenções dos jovens e organizações internacionais, públicas e privadas, para a necessidade de fortalecer ou impedir a debilidade das intervenções sustentadoras dos objetivos da ONU.