Google financia projeto do grupo dono do DN

Financiamento do fundo Inovação Digital News Initiative (DNI) já atribuiu um total de 20,4 milhões de euros a 102 projetos de 26 países. Desta vez chega a quatro projetos de jornalismo digital portugueses, incluindo um do GMG

O Global Media Group foi escolhido pela Google como um dos quatro projetos inovadores financiados. No caso do grupo a que pertence o DN, trata-se da Smart Paywall, instrumento que combina a plataforma de registo único da Global Notícias com dados segmentados e uma nova paywall [sistema de assinatura que permite acesso a conteúdos restritos] para vender os seus conteúdos de forma mais eficiente. O projeto vai receber 312 mil euros.

As redações do Global Media Group terão assim condições para inovar pacotes, formatos e distribuição digitais, com informação analítica chave que será disponibilizada para este projeto.

"Foi com grande satisfação que vimos mais uma vez reconhecida a qualidade da nossa estratégia digital e a confiança na execução dos nossos projetos, desta feita pela atribuição deste financiamento via Digital News Iniciative", reagiu ao anúncio o COO do grupo, José Carlos Lourenço. "Este projeto enquadra-se nos planos que definimos para 2018 de aprofundar a monetização dos conteúdos de excelência das nossas marcas, e iremos fazê-lo de forma inovadora e suportados em tecnologia adequada", acrescentou.

De acordo com José Carlos Lourenço, em breve haverá mais informação "sobre como o iremos fazer, mas estamos convencidos de que iremos contribuir para o aparecimento de novos segmentos de receita no mercado português ligados à venda de conteúdos, que coexistirão com a atual solução de assinaturas digitais (com a qual, de resto, não se confundem). Estamos também muito convencidos que serão novidades muito bem recebidas pelas nossas audiências", garantiu.

No total, o fundo de Inovação Digital News Initiative (DNI) atribuiu desta vez 1,06 milhões de euros a projetos de jornalismo digital portugueses que passam por, além do da Global Notícias, um do grupo Impresa (Go Digital Publishing Platform), um protótipo do INESC TEC (Stop PropagHate) e outro da startup OKO ( Intelligent News Feed), anunciou hoje a Google.

Esta é a quarta ronda de financiamento do fundo DNI, que atribuiu um total de 20,4 milhões de euros a 102 projetos de 26 países, dos quais 1,069 milhões de euros a Portugal. Do total de 102 projetos, 47 são protótipos, 33 projetos médios e 22 grandes projetos. Nos últimos dois anos, o DNI distribuiu um total de quase 94 milhões de euros de financiamento a projetos de jornalismo digital.

Desde a primeira ronda, em fevereiro de 2016, o fundo de Inovação Digital News Initiative já atribuiu a Portugal cerca de 5,7 milhões de euros.

Com Lusa

Ler mais

Exclusivos

Premium

Brexit

"Não penso que Theresa May seja uma mulher muito confiável"

O diretor do gabinete em Bruxelas do think tank Open Europe afirma ao DN que a União Europeia não deve fechar a porta das negociações com o Reino Unido, mas considera que, para tal, Theresa May precisa de ser "mais clara". Vê a possibilidade de travar o Brexit como algo muito remoto, de "hipóteses muito reduzidas", dependente de muitos fatores difíceis de conjugar.

Premium

Pedro Lains

"Gilets jaunes": se querem a globalização, alguma coisa tem de ser feita

Há muito que existe um problema no mundo ocidental que precisa de uma solução. A globalização e o desenvolvimento dos mercados internacionais trazem benefícios, mas esses benefícios tendem a ser distribuídos de forma desigual. Trata-se de um problema bem identificado, com soluções conhecidas, faltando apenas a vontade política para o enfrentar. Essa vontade está em franco desenvolvimento e esperemos que os recentes acontecimentos em França sejam mais uma contribuição importante.