Cambridge Analytica declara falência nos EUA

Empresa foi alvo um processo por um tribunal de Nova Iorque

A empresa britânica Cambridge Analytica, envolvida no escândalo sobre o uso de informação de utilizadores do Facebook, declarou falência nos Estados Unidos, depois de ter sido alvo de um processo por um tribunal de Nova Iorque.

Fontes judiciais disseram à France Presse que a justiça norte-americana interpôs um processo contra a companhia britânica.

Segundo a AFP, a declaração de falência da empresa de análise de dados, que recolheu informações pessoais dos utilizadores da rede social Facebook para uso em campanhas políticas, foi decretada na última quarta-feira nos Estados Unidos.

Na semana passada, a Cambridge Analytica tinha anunciado o início do processo de insolvência no Reino Unido e nos Estados Unidos, cessando de imediato todas as operações.

Ler mais

Exclusivos

Premium

João Gobern

Há pessoas estranhas. E depois há David Lynch

Ganha-se balanço para o livro - Espaço para Sonhar, coassinado por David Lynch e Kristine McKenna, ed. Elsinore - em nome das melhores recordações, como Blue Velvet (Veludo Azul) ou Mulholland Drive, como essa singular série de TV, com princípio e sempre sem fim, que é Twin Peaks. Ou até em função de "objetos" estranhos e ainda à procura de descodificação definitiva, como Eraserhead ou Inland Empire, manifestos da peculiaridade do cineasta e criador biografado. Um dos primeiros elogios que ganha corpo é de que este longo percurso, dividido entre o relato clássico construído sobretudo a partir de entrevistas a terceiros próximos e envolvidos, por um lado, e as memórias do próprio David Lynch, por outro, nunca se torna pesado, fastidioso ou redundante - algo que merece ser sublinhado se pensarmos que se trata de um volume de 700 páginas, que acompanha o "visado" desde a infância até aos dias de hoje.