Ataque cibernético afetou Twitter, Spotify e outros serviços

Os usuários norte-americanos terão sido os mais afetados

Alguns dos sites mais populares, como o Twitter, o Spotify e o eBay, sofreram interrupções nos seus serviços durante o dia de hoje devido a um ataque informático.

Durante mais de duas horas, o acesso a estes sites, e ainda às páginas eletrónicas de diversos media - incluindo a CNN e os jornais The New York Times, Boston Globe, Financial Times e The Guardian - foi impossível na costa leste dos Estados Unidos.

O ataque, que começou por volta das 12.00 (hora de Lisboa), foi lançado sobre o serviço DNS da Dyn, um distribuidor de serviços de internet que tem entre os seus clientes o Netflix, o SoundCloud, a Pfizer ou a Visa.

O DNS (Domain Name System) é uma ferramenta que atribui um nome, como dn.pt, a um endereço IP, facilitando assim a tarefa aos utilizadores da Internet. O ataque a este serviço da Dyn impediu o acesso a alguns dos site pelos seus utilizadores.

Estes ataques de recusa de serviço (DoS - denial of service), cada vez mais disseminados, consistem em tornar um servidor indisponível através de um bombardeamento de pedidos de utilização.

Exclusivos