Facebook mexe no algoritmo (outra vez). Dá prioridade às publicações dos amigos

A rede social mais utilizada do mundo volta a fazer alterações à forma como mostra as publicações

O Facebook vai passar a dar maior destaque aos 'posts' de amigos e família na ordem como estes aparecem na página do utilizador, em detrimento de publicações realizadas por órgãos de comunicação social ou outros media.

A rede social fundada por Mark Zuckerberg afirmou esta quarta-feira, em comunicado publicado na página oficial, que a sua preocupação principal é que os utilizadores "vejam primeiro o que lhes interessa e que não percam notícias importantes dos seus amigos".

O que está em causa, segundo o mesmo texto, não é o conteúdo das publicações propriamente dito, mas sim a sua proveniência. Por exemplo, o Facebook tratará da mesma forma uma publicação de uma foto ou a de um link noticioso, desde que esta tenha origem no mesmo "amigo" do utilizador.

A ideia subjacente é a de que a família e os amigos de uma pessoa partilham na rede coisas que lhe interessam mais do que as páginas que esse mesmo utilizador segue.

Esta não é a primeira vez que o Facebook mexe no algoritmo que define como as publicações são apresentadas. É frequente haver "afinações", decorrentes da forma como os técnicos por trás da plataforma avaliam a utilização dos membros desta rede social.

No entanto, no últimos tempos, tem-se assistido a uma tendência de privilegiar os conteúdos criados por "profissionais", como acontece nos chamados "instant articles" - notícias de órgãos de comunicação social distribuídos de acordo com os interesses expressos pelos utilizadores. A alteração agora anunciada vai no sentido inverso.

Mais Notícias

Outros conteúdos GMG