Levar a sério a definição de notícia

Os alunos do 8º ano do Colégio Bartolomeu Dias estiveram esta segunda-feira na galeria do Diário de Notícias para mais uma sessão promovida pelo Media Lab.

Como ponto de partida, alunos e professores 8º ano do Colégio Bartolomeu Dias assistiram ao documentário "A história do Diário do Notícias". A perspetiva histórica e a referência a alguns dos assuntos abordados pelo filme eram desconhecidos para os mais novos, sobretudo a responsabilidade em projetos de caráter social e desportivo.

"Faz a tua 1ª página" - é o desafio base que a equipa do Media Lab lança aos mais novos. A pesquisa por notícias da atualidade é seguida por um trabalho de seleção e organização. Os alunos, após escolherem as editorias que pretendem analisar, iniciam o trabalho de redação dos seus textos de modo a darem corpo à sua primeira página.

A abordagem aos textos jornalísticos em sala de aula permitiu aos alunos uma maior compreensão dos conteúdos. Para eles a definição de notícia e as suas caraterísticas "tem de ser levada muito a sério", pois "é a partir dela que informamos os outros".

A professora de Português, Ana Mafalda Fernandes, lembra que é importante motivar os alunos para a leitura de jornais, referindo que estes "gostam imenso quando aprendem a realizar uma notícia".

Toda e qualquer produção escrita é fruto de um conjunto de fatores. O produto textual informativo tem como objetivo informar e ser útil para quem o lê.

Exclusivos