Jornalismo para a cidadania

A formação e consciencialização dos mais novos para o uso crítico dos meios de comunicação é um dos objetivos das sessões promovidas pelo Media Lab. Além da realização do workshop "Faz a tua 1.º página", os alunos tomam conhecimento sobre os processos de contrução de notícias.

Os alunos do 10.º ano do Centro de Estudos de Fátima protagonizaram mais uma sessão de formação e interatividade na galeria do Diário de Notícias. Esclarecidos sobre a importância de estar informado, de modo a tomar decisões livres e conscientes, os alunos assistiram ao documentário "Histórias do DN".

A capacidade de consultar e compreender os conteúdos que os diferentes órgãos disponibilizam ao grande público é um desafio para os mais novos. Desse modo e através da literacia mediática, o uso esclarecido dos novos media permite uma navegação mais cuidada e segura pelos diferentes sites.

A discussão entre a leitura de notícias no online ou no formato impresso dos jornais tem sido longa. Duas das alunas do Centro de estudos de Fátima apresentaram os seus argumentos quando questionadas sobre o tema.

Nicole Nascimento, de 15 anos, referiu a importância da leitura através do online, uma vez que "este universo possibilita a pesquisa de mais pormenores sobre a notícia que lemos". Todavia, nas palavras da aluna Rita Reis, "a internet deixa-nos mais distantes da notícia, pois muitas vezes a mesma está incompleta". O importante de ler um jornal impresso é "poder sentir o papel e poder transportá-lo para qualquer lado, independente de ter ou não acesso à Internet".

O exercício da atividade jornalística carateriza-se, além da presença na divulgação e construção de informação, pela participação em processos de cariz político e social, assumindo a designação de jornalismo cívico. Para os alunos "o jornalismo atua no reforço e na construção da cidadania, seguindo normas e procedimentos, valorizando as principais fontes de informação".

O docente de Educação Física, Luís Morgado, afirmou que os objetivos da visita de estudo "foram alcançados", salientando a "importância da atividade 'Faz a tua 1.ª página' e da visita à redação".

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG