Aprendizes da escrita jornalística

Um dos papéis dos media passa pela responsabilidade social e educativa dos cidadãos, de modo a reunir condições para uma cidadania democrática. Entre os princípios base, estar informado e formado são as condições essenciais.

Esta segunda-feira, dia em que se assinalou O Dia Mundial da Ciência para a Paz e Desenvolvimento, os alunos do 8º ano do Colégio Valsassina visitaram as instalações do Diário de Notícias em mais uma sessão promovida pelo Media Lab.

A visita de estudo envolveu a visualização do documentário "a história do Diário de Notícias", com o mote "150 anos a antecipar o futuro". Entre imagens antigas e atuais, os participantes tiveram a oportunidade de conhecer alguns feitos que marcaram a história do DN e causas sociais em que se envolveu.

O workshop "Faz a tua 1ª página" foi a tarefa proposta aos alunos. A construção da primeira página consiste na pesquisa e seleção de notícias - consultadas na plataforma onlinedo Diário de Notícias ou no jornal impresso. Os jovens devem desenvolver uma manchete, notícias breves e um destaque fotográfico.

O desafio de criar a primeira página de um jornal transformou-se "numa tarefa aliciante", referiu Isabel Viola, professora de Português.

A visita ao Diário de Notícias além de instrutiva é também assumida como um "trabalho prático". O texto não literário - objeto de estudo no âmbito da disciplina de Português - permite aos alunos um conhecimento abrangente relativamente a textos jornalísticos como a notícia, a entrevista ou a reportagem.

A mensagem transmitida pelos oradores do Media Lab face ao Dia Mundial da Ciência para a Paz e Desenvolvimento foi a de consciencializar os mais novos para a importância da ciência.

Esta área do conhecimento é promotora do desenvolvimento económico, social e cultural dos povos. Nesse sentido compreende-se a existência de um equilíbrio entre ela e a paz, de modo a potenciar o desenvolvimento sustentável.

Este equilíbrio conta com o apoio de profissionais de várias áreas, entre eles os cientistas e os jornalistas.

O profissional da área dos media tem a possibilidade de chamar a atenção para o papel dos cientistas e os benefícios da investigação e do conhecimento científico. Além disso, o jornalista atua no processo de construção de informação, servindo de intermediário entre o público e o cientista.

De modo a concluir a sessão, os alunos tiveram tempo para ouvir um conselho sobre a comemoração do Dia Mundial da Ciência para a Paz e o Desenvolvimento - "Consciencializar-vos mostrando a relevância da ciência nas nossas vidas vai permitir-vos perceber o seu papel (da ciência) na sociedade".

Exclusivos