Resultado final do referendo na Turquia dá vitória do 'sim' com 51,41% dos votos

Os resultados definitivos do referendo sobre o reforço dos poderes do presidente turco, Recep Tayyip Erdogan, dão uma vitória do 'sim' com 51,41% dos votos, anunciou hoje o Alto Conselho eleitoral (YSK).

Durante uma breve alocução televisiva, o presidente do YSK, Sadi Guven, detalhou que o 'sim' registou 25,16 milhões de votos, correspondentes a 51,41% dos sufrágios, e o 'não' 23,78 milhões, equivalentes a 48,59%.

A revisão constitucional reforçando os poderes presidenciais, submetida a consulta popular em 16 de abril, "foi aceite", comentou sobriamente Guven, acrescentando que a taxa de participação tinha sido de 85,43%.

Os dois principais partidos da oposição turca, o social-democrata CHP e o pró curdo HDP, já contestaram a vitória do 'sim' e acusaram o YSK de ter aberto a via a fraudes massivas, ao modificar a lei eleitoral à última hora.

No dia da votação, o YSK declarou que ia aceitar como válidos os boletins não marcados com o selo oficial, salvo se o seu caráter fraudulento fosse provado.

Uma missão comum de observadores da Organização para a Segurança e a Cooperação na Europa e do Conselho da Europa estimou que este escrutínio não tinha estado "à altura dos critérios" europeus.

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG