PR/China: Cronologia das relações diplomáticas Portugal-China

Lisboa, 24 abr 2019 (Lusa) - As relações diplomáticas entre Portugal e a República Popular da China, estabelecidas há 40 anos, em fevereiro de 1979, estão marcadas pelos seguintes acontecimentos:

1980 - Assinatura de um "Acordo Comercial" designado mais tarde por "Acordo de Cooperação Económica, Industrial e Técnica". Visita à China do presidente da Assembleia da Republica, Leonardo Ribeiro de Almeida.

1982 - Assinatura de um "Acordo de Cooperação Cultural, Cientifica e Tecnológica".

1984 - Visita de Estado a Portugal do Presidente chinês, Li Xiannian.

1985 - Visita de Estado à China do Presidente português, António Ramalho Eanes.

1986 - Início das conversações oficiais sobre o futuro de Macau.

1987 - Visita oficial à China do primeiro-ministro português, Aníbal Cavaco Silva, que assina em Pequim com o seu homólogo chinês, Zhao Ziyang, a "Declaração Conjunta sobre a Questão de Macau", que determina a transferência do território para a administração chinesa em dezembro de 1999.

1992 - Visita a Portugal do primeiro-ministro chinês, Li Peng.

1993 - Visitas a Portugal do Presidente da China, Jiang Zemin, e do vice-presidente da China, Rong Yiren.

1994 - Visitas à China do primeiro-ministro português, Aníbal Cavaco Silva, e do presidente do Supremo Tribunal de Justiça, Joaquim de Carvalho.

1995 - Visita de Estado à China do Presidente português, Mário Soares.

1997 - Visita de Estado à China do Presidente português, Jorge Sampaio.

1998 - Visita à China do primeiro-ministro português, António Guterres.

1999 - Visita de Estado a Portugal do Presidente chinês, Jiang Zemin. Transferência do governo de Macau para China, numa cerimónia com a presença dos chefes de Estado dos dois países.

2004 - O Presidente chinês, Hu Jintao, passa pelo Porto em escala para o Brasil e encontra-se com o primeiro-ministro português, Pedro Santana Lopes.

2005 - Visita de Estado à China do Presidente português, Jorge Sampaio, e visita a Portugal do primeiro-ministro chinês, Wen Jiabao, que assina com o homólogo português, José Sócrates, um "Acordo de parceria estratégica".

2007 - Visita à China do primeiro-ministro português, José Sócrates.

2010 - Visita de Estado a Portugal do Presidente chinês, Hu Jintao.

2014 - Visita à China do Presidente português, Aníbal Cavaco Silva.

2016 - Visita à China do primeiro-ministro português, António Costa.

2018 - Visita de Estado a Portugal do Presidente chinês, Xi Jinping.

Exclusivos

Premium

Nuno Severiano Teixeira

"O soldado Milhões é um símbolo da capacidade heroica" portuguesa

Entrevista a Nuno Severiano Teixeira, professor catedrático na Universidade Nova de Lisboa e antigo ministro da Defesa. O autor de The Portuguese at War, um livro agora editado exclusivamente em Inglaterra a pedido da Sussex Academic Press, fala da história militar do país e da evolução tremenda das nossas Forças Armadas desde a chegada da democracia.

Premium

Ferreira Fernandes

A angústia de um espanhol no momento do referendo

Fernando Rosales, vou começar a inventá-lo, nasceu em Saucelle, numa margem do rio Douro. Se fosse na outra, seria português. Assim, é espanhol. Prossigo a invenção, verdadeira: era garoto, os seus pais levaram-no de férias a Barcelona. Foram ver um parque. Logo ficou com um daqueles nomes que se transformam no trenó Rosebud das nossas vidas: Parque Güell. Na verdade, saberia só mais tarde, era Barcelona, toda ela.