Linhas Aéreas de Moçambique cancelam ligações ao norte devido a ciclone Kenneth

Maputo, 24 abr 2019 (Lusa) - As Linhas Aéreas de Moçambique cancelaram hoje a ligação Maputo-Pemba de quinta-feira devido à aproximação do ciclone Kenneth da província de Cabo Delgado, norte do país.

"Devido à passagem do ciclone Kenneth, o voo do percurso Maputo-Pemba referente ao dia 25 de abril foi cancelado", anunciou a companhia em comunicado.

Os passageiros afetados "estão a ser contactados e logo que a situação se normalizar serão transportados nos primeiros voos a serem realizados", acrescenta.

A tempestade chegou à categoria de ciclone tropical na terça-feira no oceano Índico prevendo-se que atinja a costa de Cabo Delgado na quinta-feira ao fim do dia.

As últimas previsões meteorológicas apontam para um agravamento da velocidade do vento e da intensidade da chuva durante, à medida que o ciclone avança sobre o mar.

Durante a madrugada de quinta-feira, poderá evoluir para um ciclone de categoria três (numa escala de um a cinco) com ventos entre 178 e 208 quilómetros por hora, de acordo com o prognóstico do Centro Comum de Investigação da União Europeia, divulgado pelo Programa Alimentar Mundial.

A mesma previsão aponta para a entrada em terra a partir das 18:00 locais de quinta-feira (menos uma hora em Lisboa), baixando para categoria dois, mas, ainda assim, com grande potencial de destruição.

Esta é o segundo ciclone a atingir Moçambique em menos de dois meses, depois de o ciclone Idai, classificado como um dos desastres naturais mais graves de sempre no hemisfério sul, ter provocado 603 mortos e ter afetado 1,5 milhões de pessoas no centro do país em março.

Exclusivos