Três curtas-metragens portuguesas com estreia conjunta hoje nos cinemas

"Cidade Pequena", "Coelho mau" e "Farpões Baldios", três curtas-metragens premiadas e exibidas em festivais nacionais e estrangeiros, têm hoje estreia conjunta nos cinemas portugueses.

"Cidade Pequena", de Diogo Costa Amarante, venceu este ano o prémio de melhor curta-metragem do Festival de Berlim, com o júri a elogiar-lhe os enquadramentos que "lembram a atenção ao detalhe presente nos quadros do Renascimento italiano".

"Coelho mau", ficção de Carlos Conceição sobre a relação entre dois irmãos, e "Farpões baldios", primeira obra de Marta Mateus, que reflete sobre ruralidade e trabalho, tiveram estreia em maio no festival de Cannes.

Ambos foram ainda exibidos em julho no festival de Curtas de Vila do Conde, onde Marta Mateus recebeu o Grande Prémio da Competição Internacional.

Embora a produção de curtas-metragens em Portugal seja superior à de longas-metragens são poucas as que chegam ao circuito comercial portuguesa e a maioria são estreadas em complemento a longas-metragens.

Para a Midas Filmes, que assegura a distribuição, estes são "três exemplos da vitalidade da criação cinematográfica em Portugal e do seu impacto a nível internacional. E são, naturalmente, sinal claro de renovação e continuidade no cinema português que interessa".

Últimas notícias

Brand Story

Tui

Mais popular

Pub
Pub