27 abril 2017 às 15h49

Sodecia investe seis milhões de euros na ampliação da unidade industrial da Guarda

O grupo industrial Sodecia vai investir seis milhões de euros na ampliação da unidade industrial que possui na cidade da Guarda e assim criar 60 novos postos de trabalho, disse hoje o presidente da autarquia.

Lusa

Segundo o presidente da Câmara Municipal da Guarda, Álvaro Amaro, o investimento também estava a ser disputado pela República Checa, mas o grupo escolheu Portugal por a fábrica da Guarda ter reunido "as melhores condições técnicas, industriais e económicas".

Álvaro Amaro falava hoje na reunião da Assembleia Municipal local, presidida por Fernando Carvalho Rodrigues, onde reafirmou o anúncio que fez na Assembleia Municipal Jovem, realizada no dia 25 de abril.

O autarca disse que, naquele dia, leu a troca de correspondência com o diretor geral da Sodecia, grupo que opera a nível mundial como fornecedor de produtos do ramo automóvel, lembrando que "Portugal disputava com a República Checa uma instalação, ou de uma nova unidade industrial, ou de um aumento da produção atual dessa empresa".

No dia 25 de abril revelou que o diretor geral da empresa, Filipe Moutinho, comunicou-lhe por escrito que a Sodecia da Guarda "conseguiu conquistar" um negócio de produção de mecanismo para a nova caixa de velocidades de uma viatura Mercedes com produção prevista para o período de 2019 a 2028.

O investimento aproximado de seis milhões de euros será para "iniciar ainda este ano", contando a empresa criar "60 novos postos de trabalho".

Segundo Álvaro Amaro, o responsável da empresa adiantou ainda que a unidade da Guarda "conseguiu reunir as melhores condições técnicas, industriais e económicas associadas com o forte compromisso para atender os níveis de satisfação do cliente".

Disse ainda que a autarquia está a fazer contactos com as instituições de ensino superior da região para criação de um centro tecnológico associado ao ramo da indústria automóvel.

Sobre o assunto, o deputado do PS, António Monteirinho, disse que a Assembleia Municipal Jovem, realizada no dia 25 de abril, "não era o momento" para o autarca anunciar o investimento.

Tiago Gonçalves, do PSD, sugeriu a criação no concelho de um centro de competências e certificação do setor automóvel.

"As boas notícias em relação à Sodecia dão-nos esperança para o futuro", apontou o deputado municipal.

A Sodecia, instalada no parque industrial da Guarda, inaugurou em Setembro de 2014 uma nova linha de produção de caixas de velocidades da Daimler [FDCT (Front - Dual - Clutch - Transmission) - Daimler], que representou um investimento de cerca de 5,5 milhões de euros e permitiu criar 54 postos de trabalho.

A unidade instalou-se em 1988 e produz componentes para a industrial automóvel ao nível da suspensão, depósito de combustível, caixas de velocidade e carroçarias, entre outros.