24 setembro 2018 às 16h22

Presidente guineense pede campanha eleitoral serena e sem insultos

O chefe de Estado guineense, José Mário Vaz, pediu hoje aos partidos políticos da Guiné-Bissau, que se preparam para as eleições legislativas de 18 de novembro, para fazerem uma campanha eleitoral serena e sem insultos.

Lusa

"Faço votos que o período da campanha decorra com serenidade, e que os partidos políticos consigam esclarecer aos guineenses sobre os problemas reais do país e assinalar o caminho e apontando soluções para os problemas identificados, porque discordar não significa insultar", afirmou José Mário Vaz.

O pedido foi feito durante o discurso que fez à Nação por ocasião do 45.º aniversário da independência da Guiné-Bissau, proclamada em 1973 por João Bernardo "Nino" Vieira.

Referindo-se ainda às legislativas, José Mário Vaz pediu à população para fazer o recenseamento e ir votar porque é a sua "oportunidade soberana" de avaliar o trabalho feito pelos partidos políticos.

O chefe de Estado disse também aos eleitores para votarem em consciência e nunca darem o seu voto em troca de favores pela "amizade, pelos laços familiares, pela tribo, religião".

O Presidente guineense pediu ainda ao Gabinete Técnico de Apoio ao Processo Eleitoral, Comissão Nacional de Eleições, partidos políticos, sociedade civil e cidadãos para "vigiarem o processo de recenseamento" para evitar "protestos futuros".

"Tudo depende de nós, ou seja, todo o processo do recenseamento está nas nossas próprias mãos", disse.

O recenseamento eleitoral para as legislativas na Guiné-Bissau começou na semana passada, com quase um mês de atraso.

Tópicos: internacional