Presidente da República realiza visita de Estado ao México entre 16 e 19 de julho

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, vai realizar uma visita de Estado ao México entre 16 e 19 de julho, de acordo com uma resolução disponível na página do parlamento.

"Sua Excelência o Presidente da República requereu, nos termos do n.º 1 do artigo 129.º e da alínea b) do artigo 163.º da Constituição, o assentimento da Assembleia da República para se deslocar ao México, em Visita de Estado, entre os dias 16 e 19 do próximo mês de julho", refere o projeto de resolução, disponível na página da Internet da Assembleia da República.

De acordo com a Constituição, o Presidente da República só pode sair do país com autorização do parlamento.

O México será o oitavo país a receber uma visita de Estado de Marcelo Rebelo de Sousa, depois de Moçambique, Suíça e Cuba, em 2016, de Cabo Verde e Senegal, em abril, e Croácia e Luxemburgo, que o chefe de Estado tem previsto visitar em maio.

Além destas visitas de Estado, o Presidente da República já fez mais de duas dezenas de deslocações ao estrangeiro, quase todas de curta duração, para encontros institucionais ou cimeiras, e a maioria a capitais de países europeus, nomeadamente Vaticano, Espanha, Itália, Alemanha e Reino Unido.

O chefe de Estado já esteve também no Parlamento Europeu, em Estrasburgo, França, e foi recebido em Casablanca pelo rei de Marrocos.

Marcelo Rebelo de Sousa deslocou-se duas vezes às Nações Unidas, em Nova Iorque, a primeira em campanha pela candidatura de António Guterres a secretário-geral desta organização, e a segunda para ver o seu amigo de longa data e antigo primeiro-ministro prestar juramento antes de iniciar funções em 01 de janeiro.

No ano passado, viajou ainda três vezes para assistir a jogos do Euro 2016, em França, incluindo a final, que Portugal venceu, e este ano também irá em junho a São Petersburgo, na Rússia, assistir a um jogo da seleção portuguesa de futebol na Taça das Confederações.

Ainda em 2016, realizaram-se umas inéditas comemorações do 10 de Junho em Paris com os portugueses residentes em França, juntamente com o primeiro-ministro, António Costa.

Este ano, as comemorações do Dia de Portugal serão divididas entre o Porto e o Brasil.

Em agosto de 2016, Marcelo Rebelo de Sousa também se deslocou ao Brasil para a abertura dos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro.

Ler mais

Exclusivos

Premium

Henrique Burnay

Isabel Moreira ou Churchill

Numa das muitas histórias que lhe são atribuídas, sem serem necessariamente verdadeiras, em resposta a um jovem deputado que, apontando para a bancada dos Trabalhistas, perguntou se era ali que se sentavam os seus inimigos, Churchill teria dito que não: "Ali sentam-se os nossos adversários, os nossos inimigos sentam-se aqui (do mesmo lado)." Verdadeira ou não, a história tem uma piada e duas lições. Depois de ler o que publicou no Expresso na semana passada, é evidente que a deputada Isabel Moreira não se teria rido de uma, nem percebido as outras duas.