PR/Andorra: Secretário de Estado das Comunidades esteve no lançamento de cátedra de português

O secretário de Estado das Comunidades Portuguesas anunciou hoje à agência Lusa que a Universidade de Andorra vai passar a ter uma cátedra de língua portuguesa, referindo que esteve na cerimónia de lançamento, na quinta-feira.
Publicado a
Atualizado a

"A Universidade de Andorra, num protocolo estabelecido com o Instituto Camões, celebrou ontem [quinta-feira] a sua primeira cátedra destinada a promover o ensino da língua portuguesa no ensino superior", afirmou à Lusa José Luís Carneiro, que está em Andorra a acompanhar a visita oficial do Presidente da República a este principado.

O secretário de Estado disse que "este passo culmina um trabalho de grande significado que se traduziu, primeiro, na garantia da oferta do ensino da língua portuguesa no básico e no secundário - tanto no ensino paralelo quanto no ensino integrado - e, depois, na garantia de oferta do ensino da língua portuguesa no 10.º, 11.º e 12.º anos de escolaridade".

"Fui, aliás, proceder à abertura da sala da denominada Aula Camões com um conjunto de professores da Universidade de Andorra. Trata-se de uma oferta de ensino em língua portuguesa para os cerca de três mil alunos que tem a universidade e, sendo a primeira cátedra, tem um significado muito especial", acrescentou.

Num discurso perante membros da comunidade portuguesa, o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, referiu-se de passagem à introdução desta cátedra, declarando que vai haver "mais ensino de português" em Andorra, agora "na própria universidade".

Tendo ao seu lado o chefe do Governo de Andorra, Antoni Martí Petit, o Presidente da República comunicou também aos emigrantes portugueses avanços em matéria de Segurança Social, no plano bilateral, sem, contudo, avançar detalhes: "Vamos ter a revisão do tratado sobre Segurança Social".

Neste encontro com a comunidade portuguesa, Marcelo Rebelo de Sousa voltou a falar em tom positivo sobre o atual contexto português.

"Falamos de Portugal e falamos de um esforço que está a ser feito em Portugal para recuperar a economia, para melhorar o emprego, para ultrapassar a crise, para fazer crescer a justiça social", disse o chefe de Estado.

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt