Portimão espera acolher milhares de visitantes durante a Copa Ibérica de futebol

Portimão, Faro, 02 jul 2019 (Lusa) - A cidade de Portimão, no Algarve, espera acolher milhares de visitantes, entre 19 e 21 de julho, na Copa Ibérica, torneio de futebol de pré-temporada que vai integrar duas equipas portuguesas e duas espanholas, foi hoje anunciado.

O torneio quadrangular, organizado conjuntamente pela Liga portuguesa de futebol e pela LaLiga espanhola, foi hoje apresentado na Câmara de Portimão, no distrito de Faro, sem que fossem divulgadas as equipas que vão disputar a competição e os horários dos jogos.

Durante a sua intervenção, a presidente da autarquia portimonense, Isilda Gomes, disse esperar que o evento, integrado na Cidade Europeia do Desporto 2019, "atraia à cidade milhares de visitantes, adeptos de futebol".

"Sabendo que o futebol é um desporto de massas, acolhemos o evento porque acredito que vão ser milhares as pessoas que se vão deslocar, tanto de Portugal como de Espanha, para acompanhar o torneio", frisou a autarca.

Segundo Isilda Gomes, a autarquia preparou várias iniciativas que vão decorrer em simultâneo com a prova, nomeadamente a instalação de uma FunZone, junto ao edifício do município, "espaço que pretende ser atrativo e de convívio para as famílias residentes e turistas".

"O nosso objetivo é proporcionar o entretenimento para crianças e adultos, demonstrando que Portimão tem capacidade de organizar e de acolher os grandes eventos", rematou.

Por seu turno, o presidente da Liga Profissional de Futebol (LPF), Pedro Proença, revelou que a Copa Ibérica, resulta de um acordo de cooperação entre as Ligas de Portugal e de Espanha, no âmbito da pretensão de internacionalizar a Liga portuguesa.

O presidente da FPF e ex-árbitro, acrescentou que a escolha de Portimão, resultou do facto de ser a Cidade Europeia do Desporto 2019 e de ter o apoio da Portimonense SAD para a realização da prova.

Proença não revelou as equipas que vão disputar o torneio nem os horários dos jogos, referindo apenas "que vai ser disputado entre duas equipas espanholas e duas portuguesas".

Perante a insistência dos jornalistas, o presidente da Liga admitiu que "não estavam confirmadas as presenças das equipas espanholas".

De acordo com o site da Liga, a primeira meia-final disputa-se em 19 de julho, entre o FC Porto e o Betis (20:30), com o Portimonense a defrontar o Getafe no dia seguinte, à mesma hora.

A final está marcada para 21 de julho, às 20:30, no mesmo dia em que o terceiro lugar será discutido às 11:30.

Exclusivos

Premium

Maria Antónia de Almeida Santos

Uma opinião sustentável

De um ponto de vista global e a nível histórico, poucos conceitos têm sido tão úteis e operativos como o do desenvolvimento sustentável. Trouxe-nos a noção do sistémico, no sentido em que cimentou a ideia de que as ações, individuais ou em grupo, têm reflexo no conjunto de todos. Semeou também a consciência do "sustentável" como algo capaz de suprir as necessidades do presente sem comprometer o futuro do planeta. Na sequência, surgiu também o pressuposto de que a diversidade cultural é tão importante como a biodiversidade e, hoje, a pobreza no mundo, a inclusão, a demografia e a migração entram na ordem do dia da discussão mundial.