Plataforma 'online' desenvolvida no Porto visa aumentar adesão de idosos à vacinação

A Universidade do Porto (UP) criou uma plataforma 'online' que visa aumentar a adesão da população idosa à vacinação, promover a prática de exercício físico e uma alimentação saudável, bem como o uso adequado de antibióticos.

Esta plataforma, designado por "Academia do Bem Envelhecer", engloba conteúdos produzidos por profissionais de saúde e fornece aos idosos e aos seus cuidadores aconselhamento e informações, tendo em vista o envelhecimento saudável e ativo, indicou à Lusa Elísio Costa, professor da Faculdade de Farmácia da Universidade do Porto (FFUP) e um dos responsáveis pelo projeto.

"A literacia em saúde é cada vez mais importante" e está a aumentar, referiu o também investigador da FFUP, acrescentando que tal aumento está relacionado com uma subida na adesão a diversas terapêuticas por parte dos idosos.

A "Academia do Bem Envelhecer" é financiada pelo projeto '2016 Pilot Twinning Support Scheme of the European Innovation Partnership on Active and Healthy Ageing', da Comissão Europeia, responsável pela criação da plataforma europeia 'Aloha', orientada para prevenção na saúde da população idosa.

Através deste projeto pretende-se agora desenvolver, segundo Elísio Costa, uma plataforma nacional nos diversos países europeus, semelhante à 'Aloha', mas com conteúdos adaptados à cultura e à realidade de cada um.

A primeira plataforma resultante desta iniciativa foi criada pelo Sítio de Referência Europeu em Envelhecimento Ativo e Saudável 'Gérontopôle Autonomie Longévité des Pays de la Loire', de Nantes, França, sendo Portugal o segundo país a aderir.

A plataforma portuguesa, "Academia do Bem Envelhecer", foi desenvolvida pelo Porto4Ageing, o Centro de Excelência UP e da Câmara do Porto em Envelhecimento Ativo e Saudável, do qual Elísio Costa é coordenador.

Este centro agrupa diversos atores regionais que atuam na área na terceira idade, tendo já parceria com 90 instituições, como universidades e centros de investigação, decisores políticos, utilizadores e indústria,

O Porto4Ageing foi também responsável pela classificação da Área Metropolitana do Porto como um dos 74 Sítios de Referência em Envelhecimento Ativo e Saudável na Europa.

A apresentação da plataforma ocorre na sexta-feira, às 14:30, no auditório da Faculdade de Farmácia da Universidade do Porto, evento que contará com a presença de especialistas e responsáveis de outros Sítios de Referência europeus em Envelhecimento Ativo e Saudável.

Últimas notícias

Conteúdo Patrocinado

Mais popular

Pub
Pub