Pedrógão Grande: Ministério da Educação cancela agenda devido ao luto nacional

O Ministério da Educação informou hoje que o ministro e os secretários de Estado cancelaram a agenda prevista para segunda-feira "por força do luto nacional decretado" pelas vítimas do incêndio que deflagrou no sábado em Pedrógão Grande.

O ministro da Educação, Tiago Brandão Rodrigues, iria marcar presença na segunda-feira na sessão de encerramento do ano letivo no Estabelecimento Prisional de Coimbra e na inauguração da Escola Básica Irmãos Passos em Matosinhos.

O Conselho de Ministros aprovou hoje um decreto que declara luto nacional durante três dias, entre hoje e terça-feira, pelas vítimas do incêndio que deflagrou no Município de Pedrógão Grande e afetou vários concelhos.

Em comunicado, o Governo adianta que este decreto foi aprovado "fazendo uso da faculdade de deliberação eletrónica prevista nos termos do Regimento do Conselho de Ministros".

O decreto, lê-se no comunicado, "produz efeitos a partir do dia 18 de junho de 2017 [hoje] e entra imediatamente em vigor".

Pelo menos 62 pessoas morreram no incêndio que atinge Pedrógão Grande e outros dois concelhos do distrito de Leiria desde sábado, disse hoje o secretário de Estado da Administração Interna, Jorge Gomes.

Entretanto, a agenda do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, está suspensa até terça-feira, devido à tragédia provocada pelo incêndio, informou hoje à agência Lusa fonte de Belém.

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, tinha agendado para hoje a entrega do Prémio D. Diniz, da Fundação da Casa Mateus, ao escritor Mário Cláudio.

Ler mais

Exclusivos

Premium

Brexit

"Não penso que Theresa May seja uma mulher muito confiável"

O diretor do gabinete em Bruxelas do think tank Open Europe afirma ao DN que a União Europeia não deve fechar a porta das negociações com o Reino Unido, mas considera que, para tal, Theresa May precisa de ser "mais clara". Vê a possibilidade de travar o Brexit como algo muito remoto, de "hipóteses muito reduzidas", dependente de muitos fatores difíceis de conjugar.