19 novembro 2018 às 17h56

Pampilhosa da Serra presta homenagem a ex-presidente do Supremo

O ex-presidente do Supremo Tribunal de Justiça (STJ) António Henriques Gaspar vai ser homenageado no sábado na Pampilhosa da Serra, onde nasceu, durante um almoço organizado por um grupo de amigos.

Lusa

Um dos promotores da iniciativa, António Olivença, disse hoje à agência Lusa que 164 pessoas irão ao encontro, cujas inscrições terminaram na quinta-feira.

O comerciante reformado salientou que o juiz conselheiro Henriques Gaspar, que cessou as funções de presidente do STJ no dia 03 de outubro, "merece todos os elogios, pela maneira exemplar e sem atropelos" como exerceu o cargo.

Ao terminar o mandato, enquanto presidente do STJ e do Conselho Superior da Magistratura, António Henriques Gaspar foi agraciado com a grã-cruz da Ordem Militar de Cristo pelo Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, numa cerimónia realizada no Palácio de Belém.

No dia seguinte, foi substituído no cargo pelo juiz conselheiro António Joaquim Piçarra, de 67 anos, que tinha sido eleito para o cargo em setembro.

"O exercício de tão elevadas funções na suprema instância judicial da República prestigiou o país e o poder judicial, enchendo de júbilo e orgulho os seus conterrâneos, nascidos ou oriundos de Pampilhosa da Serra e de outros concelhos limítrofes", salientam os promotores da homenagem.

O presidente da Câmara Municipal da Pampilhosa da Serra, no distrito de Coimbra, José Brito, e os restantes quatro membros do executivo deverão associar-se à homenagem, na qual estarão também presentes magistrados, advogados e outros profissionais da Justiça de vários pontos do país, segundo António Olivença.

O encontro decorre no Villa Pampilhosa Hotel, na Pampilhosa da Serra, estando a concentração no local marcada para as 12:30.

Tópicos: nacional