Open da Austrália: Nadal vence Berdych e segue para os quartos de final

O tenista espanhol Rafael Nadal, segundo do 'ranking' mundial, qualificou-se hoje para os quartos de final do Open da Austrália, primeira prova do 'Grand Slam' de 2019, ao bater o checo Tomas Berdych em três 'sets'.

Nadal impôs-se a Berdych, 57.º na hierarquia ATP, pelos parciais de 6-0, 6-1 e 7-6 (7-4), em duas horas e cinco minutos.

O tenista espanhol, que já conquistou 17 títulos do 'Grand Slam', mas apenas um no torneio de piso duro australiano, em 2009, vai defrontar nos quartos o norte-americano Frances Tiafoe, que hoje derrotou o búlgaro Grigor Dimitrov, ao final de quase quatro horas.

Ler mais

Exclusivos

Premium

Pedro Lains

O Banco de Portugal está preso a uma história que tem de reconhecer para mudar

Tem custado ao Banco de Portugal adaptar-se ao quadro institucional decorrente da criação do euro. A melhor prova disso é a fraca capacidade de intervir no ordenamento do sistema bancário nacional. As necessárias decisões acontecem quase sempre tarde, de forma pouco consistente e com escasso escrutínio público. Como se pode alterar esta situação, dentro dos limites impostos pelas regras da zona euro, em que os bancos centrais nacionais respondem sobretudo ao BCE? A resposta é difícil, mas ajuda compreender e reconhecer melhor o problema.