Mais de 150 mil foliões esperados nos desfiles de Carnaval em Loures

Um desfile com 5.000 crianças, dois corsos carnavalescos e vários bailes integram o programa do Carnaval de Loures, onde entre 02 e 06 de março são esperados 150 mil foliões, perspetivou hoje a organização.

A organização do evento, a cargo da Associação do Carnaval de Loures e da câmara local, conta este ano com um orçamento de 250 mil euros.

Inspirados no tema "Arte e Fantasia", cerca de 1.850 figurantes, acompanhados por 20 grupos e 15 carros alegóricos, vão animar durante cinco dias as ruas da cidade de Loures, no distrito de Lisboa, sendo esperados cerca de 150 mil visitantes, disse aos jornalistas João Silva, da Associação do Carnaval de Loures.

A "Magia", "Alice no País das Maravilhas", "Ninfas do Tejo" e "El Dorado" serão alguns dos temas que as 20 coletividades ligadas ao Carnaval irão apresentar nos desfiles.

João Silva referiu que as novidades na edição deste ano são o aumento do número de figurantes, a entrada de três novos grupos e o facto de a animação musical noturna se fazer na rua e ser de entrada gratuita.

Por seu turno, o presidente da Câmara Municipal de Loures, Bernardino Soares (CDU), destacou o facto de se tratar do "maior Carnaval da Área Metropolitana de Lisboa" e de ter entrada gratuita.

"É um evento que assume uma importância regional e que está cada vez mais vivo. Temos cada vez mais gente jovem a integrar os desfiles e isso mostra que não é um Carnaval em vias de extinção", sublinhou o autarca.

Bernardino Soares explicou que o município apoiou financeiramente a Associação do Carnaval de Loures com 40 mil euros, a que acresce o apoio logístico e de promoção do evento.

O arranque das festividades carnavalescas em Loures está marcado para o dia 01 de março com o desfile de 5.000 crianças pertencentes a escolas e instituições particulares de solidariedade social do concelho.

No sábado, o destaque vai para o baile de apresentação dos reis do Carnaval, que decorre a partir das 22:00 no Pavilhão Paz e Amizade, com animação da Banda Sinal e dos DJ Cromos da Noite.

No domingo, terá lugar o primeiro corso carnavalesco, a partir das 14:30 (entrada gratuita), que irá percorrer as principais ruas da cidade.

Para segunda-feira está marcado o Baile Trapalhão, no Pavilhão Paz e Amizade, a partir das 22:00 e, no dia de Carnaval, o segundo corso carnavalesco, novamente a partir das 14:30.

As festividades de Carnaval terminam na quarta-feira com um "desfile de enterro" até ao Parque da Cidade, onde irá ocorrer um espetáculo de fogo-de-artifício.