Lisboa assinala Semana Europeia da Mobilidade com várias atividades sustentáveis

Lisboa vai celebrar a Semana Europeia da Mobilidade, a partir do próximo domingo, com diversas atividades que visam "promover a mobilidade sustentável na cidade", anunciou hoje a autarquia.

Em comunicado, a Câmara Municipal de Lisboa avança que entre os dias 16 e 22 de setembro os cidadãos terão "à disposição uma variedade de ações gratuitas", como conferências, 'workshops', circuitos e oficinas de bicicletas, passeios de 'scooters' elétricas, entre "muitas outras atividades para miúdos e graúdos".

A Semana Europeia da Mobilidade, uma iniciativa da Comissão Europeia, "pretende chamar a atenção dos cidadãos para a importância da adoção de comportamentos que contribuam para uma mobilidade amiga do ambiente e para uma melhor qualidade de vida", destaca a mesma nota.

Assim, todas as atividades "visam sensibilizar para o uso de transportes públicos, de veículos de mobilidade partilhada e para deslocações a pé ou de bicicleta, excluindo os veículos particulares", vinca o comunicado enviado pelo município lisboeta, liderado pelo socialista Fernando Medina.

A Câmara de Lisboa destaca a conferência 'Mobilidade Inteligente para Cidades do Futuro!', que terá lugar na quinta-feira, 20 de setembro, no Museu do Dinheiro, entre as 09:00 e as 13:00, e que contará com especialistas "das várias áreas da mobilidade sustentável, nomeadamente serviços inovadores de mobilidade partilhada, empresas de transportes públicos e logística urbana".

Já no sábado, dia 22 de setembro, último dia das comemorações, a capital lisboeta vai contar com o evento de encerramento 'Dia Europeu sem Carros', a ter lugar na Avenida da Liberdade, entre as 14:00 e as 19:00. A entrada é gratuita e o evento vai proporcionar aos visitantes demonstrações e experimentações de veículos, jogos, experiência virtual em meio urbano, gincanas, área 'kids', entre outras atividades lúdicas, finaliza o comunicado.

Ler mais

Exclusivos

Premium

nuno camarneiro

Uma aldeia no centro da cidade

Os vizinhos conhecem-se pelos nomes, cultivam hortas e jardins comunitários, trocam móveis a que já não dão uso, organizam almoços, jogos de futebol e até magustos, como aconteceu no sábado passado. Não estou a descrever uma aldeia do Minho ou da Beira Baixa, tampouco uma comunidade hippie perdida na serra da Lousã, tudo isto acontece em plena Lisboa, numa rua com escadinhas que pertence ao Bairro dos Anjos.

Premium

Rui Pedro Tendinha

O João. Outra vez, o João Salaviza...

Foi neste fim de semana. Um fim de semana em que o cinema português foi notícia e ninguém reparou. Entre ex-presidentes de futebol a serem presos e desmentidos de fake news, parece que a vitória de Chuva É Cantoria na Aldeia dos Mortos, de Renée Nader Messora e João Salaviza, no Festival do Rio, e o anúncio da nomeação de Diamantino, de Daniel Schmidt e Gabriel Abrantes, nos European Film Awards, não deixou o espaço mediático curioso.