Futebol: LC / FC Porto - Besiktas (declarações)

Declarações dos treinadores após a derrota do FC Porto, por 3-1, ante o Besiktas, em jogo da primeira jornada do grupo G da Liga dos Campeões de futebol:

Sérgio Conceição (FC Porto): "Iniciámos o jogo com alguma falta de agressividade. Sofremos um golo onde estávamos precavidos sobre o que devíamos fazer. Penso que reagimos bem à desvantagem, conseguimos o empate e antes tínhamos conseguido uma bola no poste. Depois do empate tivemos uma situação do Corona e grande defesa do guarda-redes. Depois sofremos o segundo golo...

O trabalho que deveria ter sido feito no processo ofensivo não foi bem feito na primeira parte. Esse segundo golo acentuou isso ainda mais.

Ao intervalo, tentei corrigir o que não fazíamos da melhor forma e tínhamos preparado para o jogo. Entrámos na segunda parte com grande determinação para empatar e procurar a vitoria. Tivemos duas/três ocasiões, muitos remates e bolas na área, mas não fomos capazes. Sofremos o terceiro golo quando estávamos desesperadamente à procura do empate.

Em termos estratégicos a responsabilidade é totalmente minha. Os jogadores não cumpriram o delineado na primeira parte, mas o principal em termos globais sou eu o culpado de não termos ganho. Assumo apesar de em termos estatísticos termos praticamente tudo a favor. Futebol é eficácia. Marcar e não sofrer. Infelizmente, não ganhámos, mas estamos a um ponto do segundo lugar. Estamos no primeiro jogo.

Somos uma equipa ambiciosa, de qualidade. Apanhámos um Besiktas com muita experiencia e qualidade individual, mas a minha equipa não fica nada atras. Faremos de tudo para buscar pontos fora. O grupo é muito equilibrado. Ficou 1-1 no outro jogo (Leipzig-Mónaco). Estamos desiludidos e tristes, mas conscientes de que somos FC Porto e podemos recuperar estes pontos em qualquer lado.

O sermos mais ou menos ofensivos não tem a ver com o número de jogadores na frente. Não me lembro de grandes oportunidades do Besiktas. Procurámos sempre a perfeição. No meio campo devíamos estar mais equilibrados, mais povoados, daí as alterações ao intervalo.

Não há uma fórmula para o campeonato e outra para Liga dos Campeões. Achei que para este jogo a melhor estratégia era dar continuidade ao que tínhamos feito. Quando não se ganha, a estratégia nunca é boa.

O grupo é extremamente equilibrado, jogar em casa ou fora? até podemos sentir algum conforto em jogar fora. Importante jogar perante os nossos adeptos e público, mas em termos estratégicos, em jogos muito equilibrados, pode ser um fator positivo o próximo jogo ser fora."

Senol Gunes (treinador do Besiktas): "Ganhámos com três golos contra equipa muito forte. Vencemos, isso não significa que o adversário foi fraco. Não. O FC Porto é equipa muito forte. Eles jogaram bem. Criaram muitas oportunidades. Fizeram um bom jogo, mas nós também fizemos o que devíamos, por isso vencemos.

É a primeira vez que ganhámos em Portugal. Já tínhamos defrontado outras equipas, nomeadamente Sporting e Benfica, mas hoje vencemos uma equipa portuguesa, algo muito importante para nós.

A vitória também é muito importante para aumentar a nossa motivação quanto ao apuramento. Jogámos contra uma equipa muito boa e forte. Eles fizeram um bom jogo.

Parabéns muito especial aos adeptos do FC Porto, que perdeu, e no fim todos chamaram pela equipa. Foi um bom exemplo.

Hoje, estávamos aqui e os nossos adeptos (castigados pela UEFA) em Istambul, mas na verdade eles estão sempre connosco. Hoje também sentimos o seu apoio e partilhámos este triunfo com eles.

Temos de lembrar que este foi apenas o primeiro jogo. Há vários por disputar. Estávamos tranquilos, porque estamos a jogar na melhor liga do mundo. Temos de aproveitar e mostrar alta concentração e motivação.

Pepe mostrou hoje uma experiência grande, tal como os outros jogadores. Estiveram muito bem. Por isso a vitória é deles.

O mais importante foi marcarmos o primeiro golo, que nos deu vantagem. Ficámos mais confiantes. Estivemos muito bem no ataque, mas também fomos eficazes na defesa. Geralmente atacamos bem, mas temos problemas na defesa. Hoje fomos bons nas duas coisas. Quem entrou em jogo deu importante contributo. Atenção, este foi apenas o primeiro jogo.

Temos melhorado internacionalmente, mas ainda devemos fazer mais. Com mais experiência, vamos estar mais forte a cada ano."

Últimas notícias

Brand Story

Tui

Mais popular

Pub
Pub