Lusa
16 junho 2019 às 20h58

Futebol: Campeonato de Portugal / Vilafranquense -- União de Leiria (Declarações)

Vila Franca de Xira, Lisboa, 16 jun 2019 (Lusa) - Declarações no final do jogo Vilafranquense - União de Leiria (1-1, 4-2 após grandes penalidades) da segunda mão da meia final do Campeonato de Portugal em futebol:

Lusa

Filipe Moreira (treinador do Vilafranquense): "Passaram por esta casa vários treinadores antes da minha chegada. Quatro treinadores principais. A história começou com eles. Passaram por esse período muitos jogadores que contribuíram para esta realidade. Foram muito importantes para este processo de crescimento, sempre com empenhamento dos sócios e adeptos, que alimentaram o sonho de fazer algo diferente.

Esta vitória envolve muitos treinadores que me fizeram crescer. Se fosse contar a alguém aquilo que vivi nos últimos meses, chamavam-me mentiroso. Os treinadores que começaram a época, os jogadores que saíram e os que ficaram até ao fim foram os grandes obreiros desta subida.

O balneário é sagrado. Ainda não fui lá. Comemorámos dentro do campo. Ainda não tivemos o privilégio de falar. Todos têm de estar orgulhosos pelo trabalho que foi feito.

Agora quero descansar. Sossegar a cabeça. Vamos continuar a ser humildes. Defrontámos duas das melhores equipas deste campeonato, que é o Vizela e a Leiria. É uma falta de respeito este campeonato. Há muita gente que merecia, porque ser regular não vale nada. Há neste momento vários jogadores, de outros campeonatos, que estão de férias e os 'profissionais' do Campeonato de Portugal ainda vão trabalhar mais uma semana."

Filipe Cândido (treinador da União de Leiria): "Temos de dar os parabéns ao adversário, porque venceu, ainda que no desempate por grandes penalidades, e ao mesmo tempo dar os parabéns aos meus jogadores, porque sabemos com que condições chegámos aqui. Para sabermos ganhar, temos também de saber perder. Procuro, como treinador, que as minhas equipas sejam positivas, com jogo positivo, sem esquemas e outras situações que às vezes se passam.

Vínhamos de nove vitórias consecutivas. Não perdemos hoje. Empatámos em casa e hoje empatámos novamente. Há que repensar como este campeonato está feito. Tentámos ser o mais competitivos possíveis e chegámos aqui de forma honrosa. Ficámos em primeiro na fase regular e ficámos na mesma posição das outras 70 equipas. Na minha modesta opinião esta competição tem de ser revista. Fico triste por não ter atingido o objetivo maior do clube que era a subida.

Esta equipa, o Vilafranquense, vai disputar uma final dentro de uma semana. Vai ter depois uma semana de férias. Só tem uma semana para preparar e atacar uma subida à II Liga.

Em relação ao jogo, tínhamos alguns planos montados. Sabíamos que tínhamos de fazer golos. Tivemos a infelicidade de sofrer, na segunda parte, um golo na sequência de bola parada. Depois, conseguimos marcar. Foi um jogo equilibrado, nem sempre bem jogado, porque tem uma carga emocional muito grande. Fizemos um jogo competente durante os 90 minutos. Depois, no prolongamento, de parte a parte nem sempre foi bem jogado. Agora vamos seguir em frente e temos de estar otimistas em relação ao que aí vem."

Tópicos: desporto