EUA escolhem para encarregado de negócios em Cuba embaixador expulso da Bolívia

Os Estados Unidos nomearam para encarregado de negócios em Cuba Philip Goldberg, um diplomata que quando era embaixador na Bolívia em 2008 foi expulso pelo Presidente Evo Morales com acusações de conspirar contra o Governo.

"Está previsto que Goldberg assuma funções como encarregado de negócios interino na embaixada de Havana", disse à agência Efe uma porta-voz do setor para a América Latina no Departamento de Estado, pedindo anonimato.

O governo norte-americano negou sempre as acusações de Morales a Goldberg, mas respondeu à sua saída com a expulsão do então embaixador boliviano, Gustavo Guzmán.

Com esta nomeação já é a terceira vez que Washington muda o encarregado de negócios em Havana desde a reabertura da embaixada norte-americana em Cuba, em julho de 2015.

Ler mais

Exclusivos

Premium

Anselmo Borges

"Likai-vos" uns aos outros

Quem nunca assistiu, num restaurante, por exemplo, a esta cena de estátuas: o pai a dedar num smartphone, a mãe a dedar noutro smartphone e cada um dos filhos pequenos a fazer o mesmo, eventualmente até a mandar mensagens uns aos outros? É nisto que estamos... Por isso, fiquei muito contente quando, há dias, num jantar em casa de um casal amigo, reparei que, à mesa, está proibido o dedar, porque aí não há telemóvel; às refeições, os miúdos adolescentes falam e contam histórias e estórias, e desabafam, e os pais riem-se com eles, e vão dizendo o que pode ser sumamente útil para a vida de todos... Se há visitas de outros miúdos, são avisados... de que ali os telemóveis ficam à distância...