Discussão sobre Alqueva "quase tão longa" como a do novo aeroporto - Costa

O primeiro-ministro lembrou hoje que a construção do Alqueva foi discutida "durante décadas" e que essa discussão "foi quase tão longa" como a do novo aeroporto de Lisboa, mas "hoje ninguém tem dúvidas" sobre o impacto da barragem.

"Durante décadas, discutiu-se se o Alqueva era ou não era uma boa opção, se era ou não era útil" e essa foi "uma discussão quase tão longa como o do novo aeroporto de Lisboa", comparou o primeiro-ministro, António Costa, em Viana do Alentejo, no distrito de Évora.

Mas, "a verdade é que, hoje em dia, ninguém tem a menor das dúvidas sobre a importância do Alqueva e o que o Alqueva conseguiu transformar a paisagem e o território" do Alentejo, frisou o chefe do Governo.

António Costa discursava na sessão de lançamento do concurso para a construção do Circuito Hidráulico de Viana do Alentejo e respetivo Bloco de Rega, integrado no Programa Nacional de Regadios e no âmbito do alargamento do empreendimento do Alqueva.

O concurso, hoje aberto, envolve um investimento de seis milhões de euros e a empreitada deverá estar concluída em 2021, para beneficiar uma área de aproximadamente 4.600 hectares neste concelho alentejano.

Ler mais

Exclusivos