Coruche apresenta marca "Montado de Sobro e Cortiça" na Feira Internacional da Cortiça

A Câmara de Coruche vai apresentar, durante a X FICOR, Feira Internacional da Cortiça, que decorre de 24 a 27 deste mês, a marca "Montado de Sobro e Cortiça" que visa tornar este território "mais atrativo e competitivo".

O anúncio foi feito hoje na apresentação da décima edição do certame, que arranca dia 24 precisamente com a apresentação oficial da marca que junta 46 entidades das regiões do Ribatejo e do Alentejo e é financiada pelo programa comunitário Alentejo 2020 para "valorizar um recurso endógeno único no mundo, em territórios de baixa densidade".

"A marca 'Montado de Sobro e Cortiça' visa fortalecer as parcerias existentes, com os vários agentes da fileira e do território, com o objetivo de obter economias de escala para um forte reconhecimento e valorização do montado, tanto a nível nacional como internacional", procurando tornar o território "melhor para viver, mais atrativo e competitivo para investir e diferenciador dos restantes produtos turísticos", refere o município de Coruche (distrito de santarém) num documento de divulgação do evento.

À apresentação da marca, às 18:00, seguir-se-á a entrega do prémio "Melhor Cortiça 2017", atribuído pela Associação de Produtores Florestais de Coruche (APFC), culminando um dia de visita pela indústria, montado e Observatório do Sobreiro e Cortiça, onde vai ser inaugurada a exposição "iCork -- News uses in Architecture 2.0", pelas 14:30. À noite, atua o humorista Nilton.

Além da mostra da fileira, a FICOR inclui seminários e conferências para debate e reflexão sobre o setor, realizando-se dia 25 a reunião anual do Centro de Competências do Sobreiro e da Cortiça, que reúne produção, indústria, administração pública, entidades científicas e tecnológicas, universidades e institutos de investigação.

Nesse dia à noite, decorre mais uma edição do desfile "Coruche Fashion Cork", conduzido pela apresentadora Vanessa Oliveira e com as participações especiais dos 'designers' de moda Pedro Pedro e Mónica Gonçalves, terminando o dia com a atuação do músico Tiago Nacarato.

No sábado, dia 26, o diretor executivo da Cork Forest Conservation Alliance, Patrick Spencer, estará presente no colóquio "Montado de Sobro -- Património Natural e Cultural, um recurso turístico de excelência", a que se seguirá "uma experiência no montado, com almoço tradicional", terminando o dia com a fadista Cuca Roseta.

O último dia do certame inclui no programa a 14.ª Corrida das Pontes e da Família e uma Corrida de Touros à Portuguesa, com os cavaleiros Francisco Palha e Luís Rouxinol Jr e os Grupos de Forcados Amadores de Coruche e Lisboa.

A FICOR volta este ano a acolher o espaço 'Wine & Cork', iniciado na edição de 2017, adianta o comunicado.

Ler mais

Exclusivos

Adolfo Mesquita Nunes

Premium Derrotar Le Pen

Marine Le Pen não cativou mais de dez milhões de franceses, nem alguns milhões mais pela Europa fora, por ter sido estrela de conferências ou por ser visita das elites intelectuais, sociais ou económicas. Pelo contrário, Le Pen seduz milhões de pessoas por ter sido excluída desse mundo: é nesse pressuposto, com essa medalha, que consegue chegar a todos aqueles que, na sequência de uma crise internacional e na vertigem de uma nova economia digital, se sentem excluídos, a ficar para trás, sem oportunidades.

João Taborda da Gama

Premium Temos tempo

Achamos que temos tempo mas tempo é a única coisa que não temos. E o tempo muda a relação que temos com o tempo. Começamos por não querer dormir, passamos a só querer dormir, e por fim a não conseguir dormir ou simplesmente a não dormir, antes de passarmos o resto do tempo a dormir, a dormir com os peixes. A última fase pode conjugar noites claras e tardes escuras, longas sestas de dia com um dormitar de noite. Disse-me um dia o meu barbeiro que os velhotes passam a noite acordados para não morrerem de noite, e se ele disse é porque é.