Autárquicas: PS candidata Agostinho Santa à Câmara de Peso da Régua

O cabeça de lista do PS à Câmara do Peso da Régua, Agostinho Santa, afirmou hoje à agência Lusa que quer catapultar este concelho para um lugar de centralidade no Douro.

Agostinho Santa tem 60 anos e preside atualmente à comissão administrativa do património da extinta Casa do Douro.

Depois de 12 anos de governação social-democrata neste concelho do distrito de Vila Real, o candidato quer recuperar a Câmara do Peso da Régua para o PS, numa altura que o atual presidente Nuno Gonçalves não se pode recandidatar ao cargo devido à limitação de mandatos.

Agostinho Santa disse que quer "catapultar a Régua" para um lugar de "centralidade e de capitalidade" na região do Douro.

O cabeça de lista pelo PS adiantou ainda que, se for eleito, irá também colocar as pessoas "no centro de tudo".

Sublinhou que são precisas "ideias", que as políticas não se podem "focalizar apenas na criação de infraestruturas" e que quer imprimir uma "visão mais humanista".

"Não é fazer a gestão corrente das situações e fazer obras que depois não se utilizam da forma mais rentável", referiu.

É, na sua opinião, também preciso implementar uma "dinâmica diferente para fixar a população" e apostar numa "coesão territorial, entre o urbano e o rural, e numa coesão social, tendo em conta as pessoas que têm mais fragilidades de habitação ou de saúde".

Agostinho Santa, que é natural de Vila Pouca de Aguiar e que residiu durante vários anos na Régua, é inspetor da Inspeção-Geral da Educação e Ciência, foi presidente da Assembleia Municipal da Régua e deputado na Assembleia da República, eleito pelo distrito de Vila Real.

Ler mais

Exclusivos

Premium

Brexit

"Não penso que Theresa May seja uma mulher muito confiável"

O diretor do gabinete em Bruxelas do think tank Open Europe afirma ao DN que a União Europeia não deve fechar a porta das negociações com o Reino Unido, mas considera que, para tal, Theresa May precisa de ser "mais clara". Vê a possibilidade de travar o Brexit como algo muito remoto, de "hipóteses muito reduzidas", dependente de muitos fatores difíceis de conjugar.