17 junho 2017 às 20h16

COMENTÁRIO: FC Porto campeão nacional de hóquei, após empate do Benfica

O FC Porto conquistou hoje o 22.º título nacional de hóquei em patins, depois de vencer o Riba D'Ave por 11-4 e beneficiar do empate cedido pelo Benfica no reduto do Sporting (5-5), na 26.ª e última jornada.

Lusa

Ao FC Porto, apenas a vitória interessava e, ainda assim, estaria dependente de um deslize dos 'encarnados', situação que acabou por acontecer, permitindo aos 'dragões' conquistar um cetro que lhe escapava desde 2012/13.

Com a pressão do seu lado, os 'azuis e brancos' entraram a perder, acusando algum nervosismo, mas rapidamente conseguiram recompor-se, dando a volta ao resultado.

Após o golo de Hugo Azevedo, aos sete minutos, Hélder Nunes repôs a igualdade, depois de ter falhado uma grande penalidade. O jogador dos 'dragões' recuperou a bola e no seguimento do lance surpreendeu o guardião João Ferreira.

Rafa colocou o FC Porto pela primeira vez na frente do marcador, situação que não mais se alterou, com Hélder Nunes a chegar ao 'bis' ainda antes do intervalo, tranquilizando, em definitivo o conjunto 'azul e branco'.

Para o segundo tempo, essa tranquilidade manteve-se e os golos não custaram a aparecer. De tal forma que, a partir de certa altura, os golos do Sporting ao Benfica passaram a ser mais festejados do que os da equipa da casa.

Gonçalo Alves destacou-se nas bolas paradas, ao ser 100% eficaz na marcação das grandes penalidades, contabilizando assim mais dois golos da sua conta pessoal.

O FC Porto, que voltou a não poder contar com Jorge Silva devido a castigo, manteve a postura dominadora, apesar de nos minutos finais, já fruto de algum nervosismo, ter permitido ao Riba D'Ave reduzir para 8-4.

Os minutos finais foram bastante intensos, muito por culpa do resultado entre Sporting e o Benfica que, no último minuto, estava empatado a cinco.

Já com o jogo no Dragão terminado, os jogadores do FC Porto viram pela televisão um golo do Benfica ser anulado e, segundos depois, aconteceu a explosão de alegria e a festa do título.

Jogo disputado no Dragão Caixa, no Porto.

FC Porto - Riba D'Ave, 11-4.

Ao intervalo: 3-1.

Marcadores:

0-1, Hugo Azevedo, 07 minutos.

1-1, Hélder Nunes, 08.

2-1, Rafa, 10.

3-1, Hélder Nunes, 22.

4-1, Gonçalo Alves, 31 (grande penalidade).

5-1, Hélder Nunes, 32.

5-2, Tiago Pimenta, 34.

6-2, Gonçalo Alves, 34 (grande penalidade).

7-2, Reinado Garcia, 39.

8-2, Vítor Hugo, 42.

8-3, Ricardo Lopes, 45.

8-4, Ricardo Lopes, 47 (livre direto).

9-4, Andrés Zapata, 48.

10-4, Vítor Hugo, 49.

11-4, Hélder Nunes, 50.

Sob a arbitragem de José Pinto e Manuel Fernandes, as equipas alinharam:

- FC Porto: Nélson Filipe, Rafa, Reinaldo Garcia, Gonçalo Alves e Hélder Nunes. Jogaram ainda Vítor Bruno, Telmo Pinto, Ton Baliu e Andrés Zapata.

Treinador: Guillem Cabestany.

- Riba D'Ave: João Ferreira, Tiago Pimenta, Nuno Pereira, Hugo Azevedo e Bruno Pinto. Jogaram ainda Daniel Pinheiro, Raul Lopes, Ricardo Lopes e Vítor Moreira.

Treinador: Luís Castro.

Assistência: Cerca de 1500 espetadores.

Tópicos: desporto