Coimbra acolhe representantes de 80 mil agências de viagens e operadores europeus

Coimbra acolhe entre quarta-feira e sexta-feira a reunião da ECTAA - Confederação Europeia das Associações de Agências de Viagens e Operadores Turísticos, que junta representantes de 80 mil agências de trinta países.

"Esta reunião da ECTAA em Coimbra é um momento de enorme importância para o Turismo Centro de Portugal. O facto de a confederação que junta os profissionais das agências de viagens de toda a Europa, e não só, ter escolhido a nossa região para um dos dois encontros que realiza anualmente é sintomático do reconhecimento da crescente relevância do Centro de Portugal no panorama turístico internacional", considera Pedro Machado, presidente da Turismo Centro de Portugal.

O líder da Entidade Regional acrescenta que o evento, que terá lugar no Hotel Vila Galé a partir de quarta-feira, "contribui para reforçar a atratividade do Centro de Portugal junto do mercado nacional e aumenta-a no mercado internacional".

A escolha de Coimbra foi anunciada em dezembro, em Tunes, capital da Tunísia, durante a reunião de 2016 da ECTAA e resulta de um protocolo assinado em junho entre a Entidade Regional Turismo Centro de Portugal (TCP) e a Confederação Europeia das Associações de Agências de Viagens e Operadores Turísticos Europeus, fruto de um processo de cooperação entre a TCP e a APAVT - Associação Portuguesa das Agências de Viagem e Turismo, liderada por Pedro Costa Ferreira.

Em Tunes, Michel de Blust, secretário-geral da ECTAA, anunciou que todos os membros da ECTAA passariam a receber material promocional, 'newsletters', informação e comunicações regulares sobre o Centro de Portugal.

Também o selo "Turismo Centro de Portugal - ECTAA Preferred Destination 2017" passou a constar do 'website', de todas as comunicações escritas e eletrónicas, 'press releases' eletrónicas, relatórios e apresentações públicas da ECTAA, sendo também facilitados contactos entre a Turismo do Centro e as instituições da União Europeia.

No primeiro dia do encontro de Coimbra será realizada uma conferência de imprensa, que contará com as intervenções de Merike Hallik e Michel de Blust, respetivamente Presidente e Secretário-Geral da ECTAA; Pedro Machado, Presidente do Turismo Centro de Portugal; Pedro Costa Ferreira, Presidente da APAVT - Associação Portuguesa das Agências de Viagens e Turismo e vice-presidente da ECTAA; Manuel Machado, presidente da Câmara Municipal de Coimbra; e Luís Menezes, Vice-Reitor da Universidade de Coimbra.

Segundo dados fornecidos à Lusa pela APAVT (Associação Portuguesa das Agências de Viagem e Turismo), a ECTAA integra as associações nacionais de agentes de viagens e operadores turísticos de 27 Estados-membro da União Europeia, dois Estados-Candidatos e ainda da Suíça e Noruega, que no seu conjunto representam mais de 80.000 agências de viagens e operadores turísticos.

Com uma área que engloba cem municípios, o que a torna a maior e mais diversificada área turística nacional, a Entidade Regional Turismo Centro de Portugal tem vindo a consolidar desde 2013 "um projeto sólido e ambicioso" através de um plano de marketing que assume como prioridade o posicionamento "Centro de Portugal".

Ler mais

Exclusivos

Premium

Daniel Deusdado

"Petróleo, não!" Nesta semana já estivemos perto

1. Uma coisa é termos uma vaga ideia de quão estupidamente dependemos dos combustíveis fósseis. Outra, vivê-la em concreto. Obrigado aos grevistas. A memória perdida sobre o "petróleo" voltou. Ficou a nu que temos de fugir dos senhores feudais do Médio Oriente, das oligopolísticas, campanhas energéticas com preços afinados ao milésimo de euro e, finalmente, deste tipo de sindicatos e associações patronais com um poder absolutamente desproporcionado.