Clima: Apresentadores de meteorologia chamam atenção para aquecimeno global

Os apresentadores de programas meteorológicos televisivos de vários países decidiram chamar hoje a atenção para a gravidade das alterações climáticas, exibindo gravatas, colares e emblemas com barras coloridas, relativas ao aquecimento global, enquanto estiveram no ar.

Meteorologistas dos EUA, Reino Unido, Itália, Espanha, Alemanha, Bélgica, Hong Kong e Canadá mostraram hoje o padrão, enquanto apresentavam as temperaturas atuais comparadas com médias registadas entre 1850 e 2017.

Os gráficos indicaram um padrão inquestionável, do azul do século XIX, indicando números inferiores à média do período, ao vermelho brilhante das décadas mais recentes, respeitantes a temperaturas acentuadamente quentes.

Ed Hawkins, um cientista climático da Universidade de Reading, no Reino Unido, disse hoje que já foram vendidas mais de cem gravatas.

A iniciativa, que usou o hashtag #MetsUnite nas redes sociais, foi concebida por Jeff Berardelli, um meteorologista na estação CBS12, do Estado da Florida.

Ler mais

Exclusivos

Premium

João Almeida Moreira

Bolsonaro, curiosidade ou fúria

Perante um fenómeno que nos pareça ultrajante podemos ter uma de duas atitudes: ficar furiosos ou curiosos. Como a fúria é o menos produtivo dos sentimentos, optemos por experimentar curiosidade pela ascensão de Jair Bolsonaro, o candidato de extrema-direita do PSL em quem um em cada três eleitores brasileiros vota, segundo sondagem de segunda-feira do banco BTG Pactual e do Instituto FSB, apesar do seu passado (e presente) machista, xenófobo e homofóbico.

Premium

Rosália Amorim

"Sem emoção não há uma boa relação"

A frase calorosa é do primeiro-ministro António Costa, na visita oficial a Angola. Foi recebido com pompa e circunstância, por oito ministros e pelo governador do banco central e com honras de parada militar. Em África a simbologia desta grande receção foi marcante e é verdadeiramente importante. Angola demonstrou, para dentro e para fora, que Portugal continua a ser um parceiro importante. Ontem, o encontro previsto com João Lourenço foi igualmente simbólico e relevante para o futuro desta aliança estratégica.