CAN2019: Angola peca na finalização e é eliminada pelo Mali

Ismaília, Egito, 02 jul 2019 (Lusa) -- A seleção angolana foi hoje eliminada da Taça das Nações Africanas (CAN2019) de futebol, ao perder 1-0 frente ao Mali, em jogo do grupo E, no qual revelou grandes problemas de finalização.

Os 'Palancas Negras' necessitavam de um empate para garantir a qualificação como um dos terceiros melhores classificados, mas não conseguiram, mesmo defrontando uma seleção maliana, que, embora sendo superior, se apresentou inicialmente sem alguns dos seus titulares, nomeadamente os jogadores do FC Porto e do Sporting, Moussa Marega e Abdoulaye Diaby, por já ter a qualificação para a fase seguinte garantida.

Um golo de Amadou Haidara, à passagem do minuto 37, com um remate de fora da área com o pé esquerdo, valeu o 'bilhete' de regresso a casa de Angola.

A seleção orientada pelo sérvio Srdjan Vasiljevic até fez a exibição mais equilibrada e balanceada para o ataque dos três jogos que realizou, mas faltou-lhe depois qualidade no último terço para finalizar o volume de jogo ofensivo.

Depois de uma primeira parte mais cautelosa, sem arriscar em demasia, até porque o empate lhe servia, Angola procurou chegar ao golo do empate ao longo de toda a segunda parte, Vasiljevic lançou Manuel Show e Wilson Eduardo aos 52 e 53 minutos, mas faltou sempre qualidade no último passe e no último toque para a finalização das jogadas.

O Mali, que lançou Marega aos 81 minutos, limitou-se então a procurar controlar os movimentos atacantes de Angola, cujos jogadores foram perdendo discernimento à medida que o tempo se escoava, visível na precipitação de algumas decisões na parte final das jogadas.

Angola ficou em terceiro lugar do grupo E, com dois pontos, mas não logrou o apuramento para os oitavos de final por ter sido o último classificado no 'ranking' dos terceiros lugares, em sexto, com apenas dois pontos. Apuravam-se, além dos dois primeiros de cada grupo, os quatro melhores terceiros.

Jogo no Estádio Ismaíli, em Ismaíli.

Angola - Mali, 0-1.

Resultado ao intervalo: 0-1.

Marcador:

0-1, Amadou Haidara, 37 minutos.

Equipas:

- Angola: Tony, Bruno Gaspar, Paizo, Mussunguna, Bastos, Fredy (Manuel Show, 53), Herenilson, Djalma, Geraldo (Mabululu, 81), Mateus (Wilson Eduardo, 52) e Gelson Dala.

Selecionador: Srdjan Vasilejevic (Sérvia).

- Mali: Diarra, Sacko, Massadio Haidara, Wague, Konyate, Lassana Coulibaly, Amadou Haidara (Cheik Omar, 73), Adama Noss, Adama Traoré (Moussa Marega, 81), Moussa Doumbia (Sekou Koita, 58) e Kalifa Coulibaly.

Selecionador: Mohamed Magassouba (Mali).

Árbitro: Redouane Jiyed (Marrocos).

Ação disciplinar: cartão amarelo para Bruno Gaspar (29), Amadou Haidara (37), Diarra (69), Herenilson (80) e Bastos (90+2).