19 março 2019 às 17h09

Campanha de sensibilização florestal quer promover saídas profissionais na área

A sensibilização para a defesa e valorização da floresta e a promoção de saídas profissionais nesta área são objetivos da campanha nacional "ECOntigo ECOmtodos", hoje apresentada na Escola Secundaria de Loulé, no distrito de Faro.

Lusa

O lançamento da campanha, que vai percorrer um total 100 escolas do país, contou com a presença do secretário de Estado das Florestas e do Desenvolvimento Rural, Miguel Freitas, e do secretário de Estado da Educação, João Costa.

"Estaremos em 100 eco escolas, de norte a sul do país, envolvendo cerca de 3.000 mil jovens nesta ação, mas vamos fornecer às outras 800 escolas um 'kit' que permite aos jovens entrarem dentro deste movimento, que se pretende que tenha continuidade", disse aos jornalistas Miguel Freitas.

Para além de pretender passar os valores associados floresta, "que é preciso proteger, gerir, ordenar e melhorar", um dos principais objetivos é atrair os estudantes para carreiras profissionais relacionadas com o setor florestal, referiu.

"Não temos engenheiros florestais, se há alguns anos tínhamos 300 profissionais por ano a concluírem a respetiva formação académica nas áreas da floresta, agora temos dez", disse Miguel Freitas, respondendo a uma das várias perguntas colocadas pelos alunos no debate promovido no auditório da escola.

Uma opinião partilhada pelo secretário de Estado da Educação, João Costa, que alertou para a necessidade de se formar um número maior de profissionais na área da floresta.

"Esta é uma área em que temos dificuldade de recrutar. Não temos jovens formados nesta área em número suficiente e, ao nível do ensino, seja no ensino secundário ou no ensino superior, há muita oferta e há emprego garantido nesta área", sublinhou.

A campanha "ECOntigo, ECOmtodos" é promovida pelo Instituto de Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF) e pela Direção Geral da Educação.

Hoje, durante o lançamento, foram apresentados os principais passos previstos pelo Governo para uma melhor proteção, gestão e ordenamento das florestas.

Para maio, está prevista, em Albergaria-a-Velha, no distrito de Aveiro, a realização da Expo Floresta, "uma grande exposição florestal" associada "a um grande acampamento" onde os jovens vão "estar em contacto com os profissionais que trabalham na floresta", explicou Miguel Freitas.

Tópicos: nacional