Câmara do Funchal aprovou primeiras seis "Lojas com História" para dinamizar comércio local

A vereação da Câmara Municipal do Funchal aprovou hoje o primeiro conjunto composto por seis estabelecimentos do projeto "Lojas com História", que visa dinamizar o comércio tradicional do centro da cidade, anunciou o vice-presidente.

Miguel Gouveia e Silva salientou que este programa identificou 40 lojas que estão em funcionamento há mais de 25 anos e que podem beneficiar da designação 'Lojas com História', "além de benefícios fiscais a nível do Imposto Municipais Sobre Imóveis (IMI) e do lucro tributável para IRC".

"Estas lojas podem ainda candidatar-se a um fundo para pequenas reparações", apontou o autarca, instando todos os proprietários e senhorios a candidatarem-se até 28 de março.

O responsável enunciou que as primeiras seis "lojas com história selecionadas" são a Fábrica de Bordados Bordal, a Livraria Esperança, a Fábrica Santo António, a Farmácia Portuguesa, a Barbearia Turista e a Casa de Ferragens António Faustino Abreu, a maioria centenárias.

Este programa tem por objetivo "dinamizar a economia do Funchal", disse Miguel Gouveia Silva, salientando que todos os outros lojistas que preenchem os requisitos se devem candidatar a este programa.

Outra das decisões da reunião semanal do principal município da Madeira, tomada por unanimidade, foi a composição do Prémio Maria Aurora, dedicado sobretudo trabalhos sobre a igualdade de género.

"A abertura das candidaturas decorre a partir de 25 de fevereiro", disse o vice-presidente, realçando que este prémio vai na quinta edição e "tem desenvolvido um trabalho importante na igualdade de género".

Miguel Gouveia e Silva considerou que esta é uma "forma de refletir em conjunto" porque 2019 teve um "início de ano negro no que diz respeito à igualdade de género, que já vitimou 22 mulheres portuguesas".

"Esta é uma preocupação que deve unir a todos para terminar com todo tipo de violência", vincou.

A reunião da Câmara do Funchal de hoje não contou com a presença do presidente Paulo Cafôfo, que se encontra de visita aos Açores.

A Câmara do Funchal é liderada pela coligação Confiança (PS/BE/PDR/Nós, Cidadãos!).