Bairro lisboeta de Telheiras promove projeto-piloto de sustentabilidade urbana

O bairro de Telheiras, em Lisboa, promove um projeto-piloto de sustentabilidade urbana, através de uma rede internacional, com vista à aproximação da sociedade civil ao poder local, informou hoje o coordenador da Parceria Local, Luís Pereira.

"Fomos um dos seis selecionados entre 72 em todo o mundo para testar esta metodologia, que foi criada para aproximar a sociedade civil e o governo local", disse Luís Pereira, em declarações à agência Lusa.

Este fim-de-semana, Telheiras acolhe o encontro final internacional que serve para fazer um balanço de aprendizagens feitas e troca de experiências entre os seis bairros selecionados pelo programa 'Municipalities in Transition' (MIT).

O bairro lisboeta recebe 15 representantes dos projetos de Vila Morena, em São Paulo (Brasil), La Garroxta, na Catalunha (Espanha), Valsamoggia e Santorso (Itália), e Wekerle, em Budapeste (Hungria), bem como representantes da promotora 'Transition Network'.

De acordo com Luís Pereira, o processo deste encontro iniciou-se em março de 2018 numa reunião em Santorso, Itália, com os seis projetos-pilotos e a coordenação internacional.

Para o coordenador, a metodologia utilizada "permite um conjunto de ferramentas" a ser utilizado num "diagnóstico do território daquilo que já existe", de modo a promover um "mundo mais sustentável".

Segundo a Parceria Local de Telheiras, a metodologia MIT assenta num mecanismo de intervenção baseado no estudo e na implementação de abordagens do poder local à sociedade civil.

Luís Pereira adiantou que o projeto-piloto recebeu financiamento "para testar a metodologia" para "desenhar um novo projeto", após a verificação de lacunas, considerando que é pioneiro no país.

"A promoção da sustentabilidade é feita pela comunidade como um todo. É pioneira em Portugal, neste sentido", contou.

Com apoios da Câmara Municipal e da Junta de Freguesia do Lumiar, a Parceria Local de Telheiras conta continuar a potenciar a comunidade local através de ações de sustentabilidade.

"A intenção é continuar este projeto nos próximos anos", concluiu Luís Pereira.

O encontro, em Telheiras, promove uma utilização mais eficiente dos recursos locais disponíveis, com vista à sua rentabilização, reutilização e consequente redução do consumo individual, para mudar "o mundo para um mundo mais sustentável", segundo a Parceria Local.

Exclusivos