Autárquicas/CDU: Matosinhos deve valorizar potencialidades para gerar emprego

O candidato da CDU à Câmara Municipal de Matosinhos, José Pedro Rodrigues, disse hoje à Lusa que a questão do emprego é algo "fundamental" para o concelho, que tem "enormes" potencialidades que devem ser mais valorizadas e aproveitadas.

"Em Matosinhos a questão do emprego, como em qualquer município do país, é importante e decisiva para o futuro, dado ser uma forma de melhorar a qualidade de vida das pessoas e atrair e fixar população", afirmou à porta da empresa têxtil Calvelex, enquanto conversava com as trabalhadoras e distribuía panfletos, naquela que foi a sua primeira ação de campanha eleitoral.

O atual vereador dos Transportes e da Mobilidade da câmara referiu que Matosinhos tem grandes potencialidades dada a existência de infraestruturas estratégicas não só para o município, mas para o Norte do país, nomeadamente o Porto de Leixões, as plataformas logísticas intermodais e o aeroporto nas proximidades.

"Não é por acaso que num contexto de crise económica os concelhos mais próximos destas infraestruturas, destes espaços industriais, destas unidades de referência foram aqueles que menos emprego perderam", considerou.

Por esse motivo, o candidato comunista entendeu ser importante aproveitar as potencialidades dessas infraestruturas e organizar o território de forma a receber melhor as empresas, a estimula-las para cá se instalarem e a consciencializa-las para às questões ambientais.

"Temos de procurar garantir que o desenvolvimento económico e a implementação empresarial não colidem com a qualidade de vida das populações e consegue resolver problemas que, ao longo dos anos, se foram acumulando, como seja o excesso de circulação de veículos pesados", frisou.

José Pedro Rodrigues afiançou ser importante criar riqueza e desenvolver as atividades económicas, mas sempre garantindo a qualidade de vida das populações.

A reindustrialização organizada dos municípios e a orientação do território para a criação de emprego serão temas onde a CDU vai focar a sua atenção, afiançou.

Além de José Pedro Rodrigues concorrem às eleições autárquicas de outubro Luísa Salgueiro (PS), Ferreira dos Santos (BE), Narciso Miranda (independente) e António Parada (independente), já o PSD e CDS-PP ainda não apresentaram candidato.

Ler mais

Exclusivos