Autárquicas: Rui Teixeira encabeça lista da CDU a Ponta Delgada, Açores

O professor Rui Teixeira encabeça a lista da coligação CDU (PCP e Os Verdes) à Câmara de Ponta Delgada, na ilha de São Miguel, nos Açores, recusando que haja já vendedores antecipados às eleições autárquicas em outubro.

"Estamos nesta batalha dizendo que não aceitamos vencedores antecipados (...). Não reduzimos a participação democrática à escolha de personalidades. Queremos discutir projetos para a cidade e para o concelho", afirmou o militante comunista Rui Teixeira, na apresentação da candidatura, na Junta de Freguesia de São Pedro, em Ponta Delgada.

Natural de Lisboa, Rui Teixeira tem 38 anos, é licenciado em ensino de Física e Química, desde 2004 que reside nos Açores, sendo professor na escola secundária Domingos Rebelo e delegado sindical do Sindicato dos Professores da Região Açores.

O candidato, que disse ser uma "enorme honra" encabeçar pela primeira vez uma lista às eleições autárquicas e cuja apresentação da candidatura contou com a presença do atual coordenador regional do PCP, Vitor Silva, referiu que a CDU apresenta um projeto "verdadeiramente alternativo, radicalmente diferente e baseado na participação de todos os cidadãos".

Sob o lema "trabalho, honestidade e competência", Rui Teixeira, que é militante do PCP e membro da direção regional do partido, afirmou que "mais de metade da lista é preenchida com cidadãos sem qualquer filiação partidária".

"Pretendemos crescer eleitoralmente, recuperar e ampliar posições na autarquia e conferir maior pluralidade aos órgão concelhios" esclareceu o candidato, prometendo que a ação da coligação terá sempre como "centro e finalidade os cidadãos".

A pobreza, exclusão social, degradação da habitação, falta de salubridade, isolamento das populações mais idosas são questões principais para a candidatura da CDU, que defende a baixa do IMI (imposto municipal de imóveis), a eliminação das taxas que encarecem a fatura da água como "medidas de enorme alcance social, que aliviariam o custo de vida dos ponta-delgadenses".

"Precisamos de uma nova política ambiental, principalmente na recolha seletiva do lixo, que necessita de uma dinamização global em todo o concelho, com um programa de educação ambiental freguesia a freguesia", considerou Rui Teixeira, garantindo que o voto na CDU "dará expressão e força à intervenção em defesa dos direitos das populações, a mais e melhores serviços públicos e à promoção do desenvolvimento e progressos locais".

Como primeiro candidato à Assembleia Municipal a CDU apresenta Aníbal Pires, coordenador regional do PCP/Açores entre abril de 2005 e março de 2017 e antigo deputado regional em duas legislaturas.

A Câmara Municipal de Ponta Delgada é atualmente liderada pelo PSD.

Ler mais

Exclusivos

Premium

Daniel Deusdado

Começar pelas portagens no centro nas cidades

É fácil falar a favor dos "pobres", difícil é mudar os nossos hábitos. Os cidadãos das grandes cidades têm na mão ferramentas simples para mudar este sistema, mas não as usam. Vejamos a seguinte conta: cada euro que um português coloca num transporte público vale por dois. Esse euro diminui o astronómico défice das empresas de transporte público. Esse mesmo euro fica em Portugal e não vai direto para a Arábia Saudita, Rússia ou outro produtor de petróleo - quase todos eles cleptodemocracias.