Autárquicas: Ribau Esteves acusa adversários de fazerem campanha em Aveiro baseada na mentira

O presidente da Câmara de Aveiro e candidato pela coligação PSD/CDS-PP/PPM, Ribau Esteves, acusou na noite de sexta-feira os restantes candidatos à presidência do município de fazerem uma campanha baseada na mentira.

"Estamos numa campanha muito difícil. É a sexta vez que me candidato a ser presidente de uma câmara municipal e é a primeira vez que vivemos uma campanha onde os nossos adversários usam a mentira como uma coisa normal", disse Ribau Esteves, durante uma festa popular da coligação "Aliança com Aveiro", em Eixo.

O autarca queixou-se ainda que vários cartazes da sua candidatura têm sido rasgados e disse que os seus adversários "voltaram a uma coisa que já não se via há 40 anos que é pintar as estradas de negro para dizer mal da nossa gente".

Apesar de tudo, Ribau Esteves mostrou-se satisfeito com os contactos que tem tido com a população, afirmando que tem sentido "uma grande afinidade e uma grande confiança" para continuar "a mudança" que diz ter concretizado nestes quatro anos".

"Os próximos quatro anos vão ser muito exigentes. Obviamente que a Câmara está arrumada, está reorganizada. Temos que continuar o nosso Programa de Ajustamento Municipal, como é evidente, a gerir bem com rigor, mas temos mil coisas para fazer. Temos os fundos comunitários para executar, ainda temos muitos para conquistar", afirmou.

Ribau Esteves aproveitou ainda o momento para pedir o empenho dos seus apoiantes nesta última semana da campanha eleitoral e anunciou que vão ter notícias "muito boas", referindo-se a uma sondagem que será divulgada no sábado, avisando, contudo, que nada está ganho.

"Prognósticos só no fim do jogo. E esta eleição só acaba às sete da tarde do próximo domingo, dia 01 de outubro. Que toda a gente fique avisada que as boas notícias de amanhã [sábado] a única reação que têm de nós é mais trabalho, mais força, mais energia, para mobilizarmos toda a gente para termos uma grande vitória para a Câmara a Assembleia Municipal e cada uma das nossas dez juntas de freguesia", concluiu.

Nas eleições autárquicas de 01 de outubro, são candidatos à Câmara de Aveiro o atual presidente da Câmara, Ribau Esteves (PSD/CDS-PP/PPM), Manuel Oliveira de Sousa (PS), Nelson Peralta (Bloco de Esquerda), Miguel Viegas (CDU) e Jorge Morais (PAN).

Ler mais

Exclusivos

Premium

João Gobern

País com poetas

Há muito para elogiar nos que, sem perspectivas de lucro imediato, de retorno garantido, de negócio fácil, sabem aproveitar - e reciclar - o património acumulado noutras eras. Ora, numa fase em que a Poesia se reergue, muitas vezes por vias "alternativas", de esquecimentos e atropelos, merece inteiro destaque a iniciativa da editora Valentim de Carvalho, que decidiu regressar, em edições "revistas e aumentadas", ao seu magnífico espólio de gravações de poetas. Originalmente, na colecção publicada entre 1959 e 1975, o desafio era grande - cabia aos autores a responsabilidade de dizerem as suas próprias criações, acabando por personalizá-las ainda mais, injectando sangue próprio às palavras que já antes tinham posto ao nosso dispor.