28 setembro 2017 às 18h46

Autárquicas: PSD/CDS em Gondomar defende ampliação do acesso à tarifa social da água

Lusa

O candidato da coligação PSD/CDS-PP à Câmara de Gondomar defendeu hoje a ampliação do acesso à tarifa social da água e a conclusão das redes de saneamento no concelho, criticando o atual executivo por "falhar na fiscalização das concessões".

"Tem de existir uma atitude mais proativa por parte da Câmara nestas matérias. Temos de promover a fiscalização das nossas concessões. Em Gondomar temos concessões, tanto a da água como a de resíduos urbanos, e ambas revelam problemas, mas quando questionado sobre estas matérias, o candidato do PS escusa-se a responder", disse Rafael Amorim, referindo-se ao atual presidente da autarquia, Marco Martins.

O candidato, que usa como 'slogan' "Gondomar no Coração", quer monitorização e fiscalização das concessões, ligação da rede de saneamento alargada a todo o concelho, destacando problemas na zona conhecida como Alto Concelho, bem como a ampliação do acesso à tarifa social da água.

"Nos últimos quatro anos o preço médio da água aumentou 50% em alguns casos. Já perguntamos ao PS o porquê e não responderam. Também quisemos saber se está a ser cumprido ou não o rácio dos 150.000 euros de tarifa social que as Águas de Gondomar devem atribuir", questionou Rafael Amorim.

O cabeça de lista do PSD/CDS-PP disse que a perceção que tem, e face a queixas que recolheu e ouviu, é que "são poucas as pessoas que estão a conseguir aderir à tarifa social da água", tenho somado preocupações também com as ETAR.

"Em Gramido há muitos maus cheiros. Queremos garantir que as ETAR que vão existir no Alto Concelho já contemplam medidas preventivas nesse aspeto, ou seja, que estes problemas não voltam a acontecer", disse.

Rafael Amorim também abordou a concessão de resíduos urbanos, voltando a criticar os socialistas por "ausência de resposta e de solução".

"Essa concessão terá funcionado bem, mas agora nota-se a sua degradação. Não há limpeza dos moleques e o lixo não é levantado. Os relvados e espaços públicos estão sujos. Mas que multas foram aplicadas tendo em conta o mau funcionamento dos serviços? Não sabemos", concluiu.

São candidatos a Gondomar, no distrito do Porto, o atual presidente da Câmara, Marco Martins (PS), Rafael Amorim (PSD/CDS-PP), Valentim Loureiro (Independente), Daniel Vieira (CDU) e Rui Nóvoa (Bloco de Esquerda).

As eleições autárquicas realizam-se no domingo.

Tópicos: nacional