Autárquicas: PS candidata em Manteigas ex-presidente Esmeraldo Carvalhinho

O ex-presidente socialista da Câmara Municipal de Manteigas, Esmeraldo Carvalhinho, volta a candidatar-se ao cargo, pelo PS, nas eleições autárquicas do dia 01 de outubro, disse hoje o próprio à agência Lusa.

O candidato, com 62 anos, atual vereador da oposição, volta a recandidatar-se à liderança da autarquia de Manteigas, no distrito da Guarda, após ter deixado a presidência há quatro anos, quando perdeu as eleições com o atual autarca social-democrata José Manuel Biscaia.

Esmeraldo Carvalhinho, que foi presidente do município de Manteigas no mandato de 2009-2013, exerceu anteriormente as funções de vereador e de vice-presidente da Câmara Municipal da Guarda.

O socialista disse hoje à Lusa que volta a candidatar-se ao cargo de líder do executivo municipal de Manteigas a convite da Comissão Política local do PS que aprovou o seu nome por unanimidade.

Explicou que o partido reconhece que liderou "um projeto de quatro anos" que divulgou Manteigas no exterior "como nunca tinha acontecido", ao nível dos desportos de montanha e da natureza e com a candidatura do Vale Glaciar do Zêzere às Sete Maravilhas Naturais de Portugal.

Durante o seu único mandato autárquico também dinamizou o concelho "ao nível da fixação de empresas com o regresso da indústria têxtil a Manteigas".

"O PS entendeu que era um projeto que tinha muito mais para dar e que tinha ficado saciado pela inglória das eleições de 2013, em que perdemos. Nesse sentido, o PS resolveu convidar-me e eu, depois de ter refletido e depois de ter auscultado a vontade da população, que me parece neste momento que quer, de facto, mais uma vez a mudança em relação à força política que tinha estado 16 anos [no poder] e agora mais quatro, já são 20 anos, aceitei ser candidato", justificou.

Com a candidatura, Esmerando Carvalhinho tenciona regressar ao poder autárquico e "retomar o grande projeto de desenvolvimento" do concelho de Manteigas que, em sua opinião, assenta em duas premissas: a valorização e a promoção do território em todas as suas vertentes.

O candidato assume que a sua intenção é continuar o projeto que desenvolveu nos quatro anos em que foi líder do executivo municipal, reconhecendo que é "preciso recuperar o tempo perdido".

"É necessário e urgente recuperar o tempo perdido durante estes quatro anos [2013-2017]. O tempo que se perdeu em relação ao desenvolvimento do concelho de Manteigas", concluiu.

O município de Manteigas, o mais pequeno do distrito da Guarda, situado na Serra da Estrela, é presidido pelo social-democrata José Manuel Biscaia, que se recandidata este ano pelo PSD.

No atual executivo, o PSD tem a maioria, com três elementos, e o PS possui dois.

Ler mais

Exclusivos