Autárquicas: Pedro Ribeiro de Castro é o candidato do PAN à Câmara de Gaia

Pedro Ribeiro de Castro, um advogado de 50 anos, é o candidato do PAN - Pessoas-Animais-Natureza à Câmara Municipal de Vila Nova de Gaia nas eleições autárquicas de 01 de outubro, anunciou hoje o partido.

Criar uma rede de transportes públicos ecológicos, bem como passes gratuitos para jovens, famílias numerosas e descontos para idosos é objetivo do candidato. Pretende também apostar na implementação ou alargamento nos centros de saúde de especialidades como a saúde oral, a saúde mental e as terapias não convencionais.

De acordo com o PAN, Pedro Ribeiro de Castro também quer criar um banco de manuais escolares para os alunos em escolaridade obrigatória e implementar um regulamento municipal de bem-estar animal.

O candidato do PAN a Vila Nova de Gaia, distrito do Porto, defende, ainda, a criação da figura, apartidária, do Provedor dos Animais e a integração do espaço denominado por Vale de S. Paio na Reserva Natural Local Estuário do Douro (RNLED), sublinhando a necessidade de requalificar a zona.

"O projeto de construção do Parque de Vale de São Paio tem de ser cancelado. O Vale de São Paio deve ser integrado na RNLED, requalificando-a, aproveitando o potencial ecoturístico que possui em termos ornitológicos, sem pôr obviamente em causa o direito das populações locais", refere Pedro Ribeiro de Castro, citado em comunicado do PAN.

Na nota, o partido refere que "uma cidade do futuro tem de ser uma cidade das pessoas e para ser uma cidade das pessoas, tem de ser uma cidade ambientalmente sustentável".

Razão pela qual, o PAN diz ter como grande preocupação o impacto das alterações climáticas, comprometendo-se a implementar a curto prazo o Plano de Ação para a Adaptação às Alterações Climáticas, articulando-o com os Objetivos da Agenda para o Desenvolvimento Sustentável.

Na sua nota o PAN elenca várias medidas e projetos, abordando a política de saúde à educação e cultura, com foco também na proteção animal.

O PAN quer que seja "imperativo combater de forma eficaz não só fenómenos como o abandono, os maus-tratos, a reprodução descontrolada de animais de companhia, mas também a falta de condições de alojamentos em que muitos animais se encontram" e pede medidas para "desencorajar a detenção de animais selvagens ou exóticos", bem como defende que sejam banidas "todas as formas de entretenimento que utilizem animais, desde a atividade circense até às tradicionais matanças do porco".

Para além de Pedro Ribeiro de Castro (PAN), concorrem a Gaia o atual presidente da câmara, Eduardo Vítor Rodrigues (PS), Cancela Moura (PSD/CDS-PP), Mário David Soares (PCP/PEV) e Renato Soeiro (Bloco de Esquerda).

Ler mais