Autárquicas: Movimento independente concorre em Oliveira de Azeméis

A corrida eleitoral à Câmara Municipal de Oliveira de Azeméis conta com uma candidatura do movimento independente designada "19 freguesias - Um só coração", segundo o site da Comissão Nacional de Eleições.

Contactada pela Lusa, a mandatária do movimento adiou mais informações sobre o projeto até obter "autorização superior" - sem que isso se tivesse verificado entretanto.

A página da rede social Facebook da candidatura refere, contudo, que o seu cabeça de lista à Câmara é o empresário Sérgio Monte, de Macinhata da Seixa, que não participará em debates eleitorais com os restantes concorrentes porque o movimento que representa não tem "a mesma agenda de compromissos eleitorais" dos partidos.

O "compromisso único" da candidatura independente é "acabar com as uniões de freguesia impostas pelas troika".

O movimento "19 freguesias - Um só coração" foi já objeto de queixas judiciais motivadas por alegadas irregularidades no processo de recolha das assinaturas necessárias para validar a candidatura.

No site Petição Pública, a cidadão Eugénia Ferreira defende que "muitas pessoas" se sentiram "enganadas" depois de terem percebido que a sua assinatura foi afeta a um processo da candidatura eleitoral quando pensavam que a sua rúbrica se destinava apenas ao "levantamento da opinião dos cidadãos sobre o assunto das uniões de freguesia".

A mesma página de Facebook informa, ainda sobre esse assunto, que a lista "foi contestada em tribunal por oito cidadãos" alegando que "a maioria das pessoas que assinou [a declaração de propositura] fê-lo numa folha A4, sem cabeçalho e na qual as linhas para as assinaturas se iniciavam quase no meio da página".

O tribunal considerou, no entanto, não haver motivos para retirar a candidatura dada a inexistência de "qualquer indício de irregularidade" e porque, mesmo sendo de excluir as assinaturas dos oito queixosos, " a percentagem de proponentes exigida pela lei mantém-se".

Além de Sérgio Monte pelo movimento "19 freguesias - Um só Coração", à Câmara Municipal de Oliveira de Azeméis concorrem Ricardo Tavares pelo PSD, Joaquim Jorge Ferreira pelo PS, António Pinto Moreira pelo CDS, Diogo Barbosa pelo BE e Joana Alves pela CDU.

Ler mais

Exclusivos