Autárquicas: Movimento cívico e PDR candidatam ex-autarca em Montemor-o-Velho

O Movimento Independente de Cidadania 'Por Amor a Esta Terra' e o PDR (Partido Democrático Republicano) candidatam à Câmara de Montemor-o-Velho Armando Maia, antigo presidente da Junta de Freguesia de Meãs do Campo, naquele concelho.

Armando Maia, de 46 anos de idade, professor do ensino secundário, naquela vila do distrito de Coimbra, foi presidente da Junta de Meãs do Campo, eleito pelo Partido Socialista, durante dois mandatos (entre 2005 e 2013), disse hoje, à agência Lusa, o candidato pelo movimento à Assembleia Municipal de Montemor-o-Velho, José Oliveira e Sousa.

Natural de Montemor-o-Velho, mas a residir em Lisboa, onde exerce advocacia, Oliveira e Sousa, de 69 anos de idade, é atualmente membro da Assembleia Municipal de Montemor-o-Velho e único eleito pelo movimento 'Por Amor a Esta Terra', em 2013, então em parceria com o MPT - Partido da Terra.

A parceria do movimento com partidos políticos deve-se, designadamente, ao facto de, deste modo, não ser necessária a recolha de assinaturas para viabilizar as candidaturas, disse o responsável, sublinhando, que Marinho e Pinto, deputado do Parlamento Europeu e responsável nacional do PDR, participará hoje, às 19:00, na sessão de apresentação da candidatura, no castelo de Montemor-o-Velho.

O movimento 'Por Amor a Esta Terra' reúne independentes e pessoas de diferentes quadrantes político-partidários que, sob o lema "dignidade e esperança" querem defender a população e o concelho de Montemor-o-Velho, destaca Oliveira e Sousa.

Embora situado no litoral, em pleno Baixo Mondego, Montemor-o-Velho é um "concelho interior", que "continua parado no tempo" e onde faltam medidas para conquistar investimentos, designadamente para os setores da indústria e da agricultura, e para fixar população, sustenta.

Além das candidaturas à Câmara e Assembleia municipais, o movimento também concorre nas eleições autárquicas de 01 de outubro a seis das 11 juntas de Freguesia e de uniões de freguesias de Montemor-o-Velho.

Além de Armando Maia, candidatam-se à da Câmara de Montemor-o-Velho, o atual presidente, Emílio Torrão, pelo PS, o antigo presidente (2001-2013), Luís Leal, pelo PSD, e o atual vereador da CDU, Jorge Camarneiro, por esta coligação.

Nas anteriores eleições autárquicas, em 2013, o PS conquistou o município com 40,45% dos votos, contra 35,95% do PSD e 11,08% da CDU.

Ler mais

Exclusivos